Voltar a viver
Alex é um homem bem sucedido nos negócios. Ao seu lado tem tido a sua mulher, Faith. Mas ao fim de vários anos de casamento e com as suas filhas já fora de casa, o casal, que sempre esteve bem, começa com os seus problemas conjugais e de entendimento. Existirá motivo maior para duas pessoas estarem juntas só porque sim, remetendo-se à vontade um do outro sem mostrarem o que verdadeiramente querem?
Com as duas filhas já adultas e sem precisarem dos cuidados maternos, Faith percebe que a vida que foi tendo sempre girou em torno do seu marido e filhas. E agora que só lhe resta um marido que mal lhe liga, o que fazer com o seu próprio futuro?
Perto dos cinquenta anos é sempre tempo para se voltar a viver, isto para quem perdeu a maior parte da sua vida por dedicação aos outros e é este o lema que me tem feito reflectir o livro Preces Atendidas de Danielle Steel e de onde fiz este pequeno resumo sobre o casal Alex e Faith. Como é que as pessoas se deixam levar pela vontade dos outros sem pensarem primeiro em si mesmas?
Faith, neste caso, sempre se dedicou à sua vida familiar, depois e quando está a chegar aos cinquenta anos percebe que perdeu a sua própria existência em função dos outros. Se por um lado tem o desejo de tudo mudar e lutar pelo que quer, por outro existe a pressão de quem ainda vive ao seu lado, que está habituado a chegar a casa e ter tudo feito e ao seu dispor, sem ter que se preocupar com nada.
Uma relação, seja ela com a duração que tiver, não serve para a ajuda e bem-estar das duas partes? Numa relação não se tem que querer que o outro esteja bem e se sinta realizado com o que tem e faz? Quem manda e tem por hábito sentir-se o líder não aceita ser enfrentado, mas para que duas pessoas estejam felizes tem de existir vontade dos dois e não apenas de um, não podendo existir o poderoso e o cão de guarda.
Não aceito que as pessoas se rebaixem a favor e a pensar nos outros. Nunca é tarde para se voltar a viver quando se andou de olhos fechados para o mundo e para o que ele tem para nos dar.
Faith acordou, mas muitas pessoas por esse mundo fora vivem em função de outras e não têm a sua própria vida. Existem muitos Alex's por aí, infelizmente, porque as ideias retrogradas nunca vão desaparecer da nossa sociedade machista.