Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Viradas do Avesso | Joana Kabuki

Clube do Autor

viradas do avesso.jpg

Título: Viradas do Avesso

Autor: Joana Kabuki

Editora: Clube do Autor

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Maio de 2023

Páginas: 272

ISBN: 978-989-724-677-7

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Fascinada pelo comportamento e pelas relações humanas, Joana Kabuki escreve sobre sentimentos universais e leva-nos a refletir sobre como, muitas vezes, vivemos aprisionados no tempo. Um romance sobre a relatividade das memórias, o peso do passado e a derradeira escolha sobre quem queremos ser quando a vida nos vira do avesso.

 

Opinião: «O amor é o que nos salva» podia ser o título do primeiro romance de Joana Kabuki porque é mesmo sobre o amor na amizade de que fala Viradas do Avesso. Aqui encontramos três mulheres no presente a recordarem um passado em comum quando há vinte anos atrás eram amigas de infância por crescerem juntas na mesma praceta. Berta, Alice e Carlota são estas mulheres que atualmente mostram ao leitor os seus pontos de vista em memórias sobre o que aconteceu quando de forma súbita Berta desaparece do bairro onde cresciam para não mais saberem de si. O que cada uma sentiu com o afastamento, como lidaram Alice e Carlota por ficarem sem Berta durante tantos anos e o que mudou em cada vida nesse período de tempo? No presente o reencontro acontece por existirem feridas a serem saradas e interpretações a serem explicadas. 

Viradas do Avesso mostra como a verdadeira amizade consegue dar a volta a qualquer situação, provando que mesmo que a mágoa possa existir, quando todas as verdades são colocadas em destaque os mal entendidos e ideias pré-concebidas acabam por ser deixadas de lado. Sim, como afirmei no início «o amor é o que nos salva», seja ele pintado de que forma for e a Joana conseguiu com estas três mulheres provar que sempre é possível dar a volta, recuperando confiança e lealdades quando se está disponível para acreditar. 

Um romance limpo, de sentimentos, bem conseguido quando se fazem as transições entre o passado e o presente, e que coloca o leitor a querer saber sempre o que vai acontecer a seguir, já que nem tudo o que se possa pensar numa determinada fase será a realidade dos acontecimentos.

Se Viradas do Avesso veio com tanto aconchego, o que virá a seguir Joana Kabuki?

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Viradas do Avesso, de Joana Kabuki

viradas do avesso capa.jpg