Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Hdeusesemitos-billboard

Uma Nova Esperança para Samuel | Ruth Druart

Planeta Editora

UMA NOVA ESPERANÇA PARA Samuel.jpg

Título: Uma Nova Esperança para Samuel

Título Original: While Paris Slept

Autor: Ruth Druart

Editora: Planeta Editora

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Junho de 2021

Páginas: 464

ISBN: 978-989-777-453-9

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Na gare de uma estação ferroviária, uma mãe tem de tomar uma decisão impossível.

Na gare de uma estação ferroviária na Paris ocupada, uma mãe sussurra adeus. Parece o fim de uma história. Mas é apenas o começo. 

Paris, 1944

Empurrada para um comboio com destino a Auschwitz, Sarah, num ato de desespero, entrega o seu maior tesouro, Samuel, a um desconhecido. Tudo o que lhe resta é ter a esperança de que o seu filho recém-nascido sobreviva.

Santa Cruz, 1953

Jean-Luc vive agora na Califórnia com a sua mulher, Charlotte, e o filho Sam. A cicatriz que tem na cara foi um pequeno preço a pagar pela sua fuga aos horrores da ocupação nazi. Mas Jean-Luc nunca esperou que o passado lhe viesse bater à porta.

Uma Nova Esperança para Samuel é um livro poderoso sobre o amor, os laços de sangue e de afeto, a resiliência e a coragem quando tudo parece perdido. Uma leitura inesquecível.

Um romance que vai cativar o coração dos seus leitores.

 

Opinião: Uma Nova Esperança para Samuel é certamente uma das boas surpresas literárias de 2021. Num romance histórico, passado em duas linhas de tempo diferentes, nas décadas de 1940 e 1950, e entre França e a América durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Numa história de amor e coragem em tempos conturbados, este romance conta com personagens cativantes onde os sonhos e os receios andam de mãos dadas através do amor a Samuel. Ao mesmo tempo que percebemos como Sam foi entregue pela sua mãe biológica, por amor, a um desconhecido que trabalhava na manutenção da ferrovia  em Bobigny, de onde os judeus eram transportados para Auschwitz. também acompanhamos a vida de um jovem de nove anos com os seus pais em Paris, em bonitos e saudáveis momentos familiares. Só que nem tudo parece perfeito e o passado regressa para baralhar a vida de Jean Luc e Charlotte que nutrem felicidade ao lado do jovem Sam, o seu filho, mas serão acusados de rapto por não terem devolvido, anos volvidos após o término da Guerra, a criança aos seus verdadeiros progenitores. Sarah e David sobrevivem ao flagelo da guerra e após quase uma década procuram recuperar o tempo perdido com Samuel, lutando pela sua custódia, numa luta entre pais biológicos e quem criou este jovem como se fosse seu. 

Contada através dos pontos de vista próprios de Charlotte e Sam e dando a conhecer a visão das restantes personagens, este livro recheado de segredos e partilhas perante os desabafos e vontades de cada personagem, conta com uma excelente capacidade de envolvência para com o leitor que se sente apaixonado por todas as personagens, torcendo para que tudo dê certo, mesmo pensando que para uns estarem totalmente bem outros podem ter de sofrer por uns tempos, mas sempre acreditando que tudo um dia vai dar certo, numa obra onde como leitor não consegui encontrar os menos bons da trama, sendo todas estas personagens capacitadas de bons atos e merecedores de um futuro de felicidade. 

A dor e as angústias que a perda trás consigo na procura da verdade onde o amor familiar é fundamental fala bem alto em Uma Nova Esperança para Samuel, mostrando esta história os vários pontos de vista sobre sentimentos, determinação, verdades e consequências. Consegue o futuro alterar de forma rápida laços criados ao longo do tempo? Afinal de contas pai é quem quem cria ou quem fez? Deverá o perdão acontecer após se agir por livre vontade a pensar no melhor para o futuro? A forma como este romance fictício é contado é tão envolvente como emocional, colocando o leitor tanta vez nos dois lados da balança sem querer que um dos pratos consiga levar a melhor perante o outro. E se fosses tu? E se fosse eu? Determinante, assertivo, corajoso e intenso são factos marcantes desta história que parece longa mas que nunca cansa, atraindo sim para se continuar em busca daquele final desejado e que deixa perceber que afinal quando se acredita os sonhos acontecem. 

Uma Nova Esperança para Samuel é daquelas obras que mostram que é possível acreditar na verdade quando existe amor no que se faz, mesmo que se tenha de deixar partir para depois recuperar nas melhores condições. Tão bom e tão recomendável!

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Uma Nova Esperança para Samuel, de Ruth Druart

uma nova esperança para samuel capa.jpg

4 Comentários

Comentar post