Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ebooks-billboard

Um Por Um | Ruth Ware

Clube do Autor

um por um capa.jpg

Título: Um Por Um

Título Original: One By One

Autor: Ruth Ware

Editora: Clube do Autor

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Julho de 2021

Páginas: 376

ISBN: 978-989-724-572-5

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Neste thriller, tudo começa quando o cofundador da Snoop, uma start-up tecnológica em ascensão, organiza um encontro de empresa num retiro de luxo. Da agenda constam apresentações e sessões de estratégia, seguidas de momentos de lazer. Mas assim que uma acionista altera a programa inicial, empurrando a empresa para uma lucrativa mas controversa oferta de compra, as tensões aumentam e a lealdade é testada.

O ambiente tenso é agravado quando o grupo fica isolado do mundo exterior. Pior, um dos membros da equipa está desaparecido…

À medida que cada hora passa sem qualquer sinal de resgate, o pânico aumenta e o grupo vai diminuindo, um por um… Oito colegas de trabalho - cada um com algo a ganhar, algo a perder e algo a esconder. Quem resistirá a este complexo jogo de manipulação e encobrimento?

 

Opinião: Um Por Um tem início quando os fundadores da Snoop e a sua equipa de trabalho chegam a um belo chalé numa bela estância turística no meio das montanhas nevadas de França como que para aproveitarem uns dias fora da rotina do dia-a-dia e se reuniram para decidirem o futuro da empresa. Entre apresentações perante o futuro da Snoop, aplicação que permite ouvir as músicas que alguém do outro lado do mundo está a ouvir, seja uma celebridade, um amigo ou um completo desconhecido. Tudo parecia estar preparado para sucessivas reuniões com base a definir o futuro neste chalé no seio das montanhas onde a par da equipa da empresa conhecemos Erin e Danny, a equipa responsável pelo bem estar dos hospedes e manutenção do espaço. 

O local prometia ser o perfeito para oito colegas e amigos se reunirem, mesmo com alguma tensão entre acionistas e membros, não tivesse surgindo uma avalanche durante um momento de lazer no grupo que acabou por transformar um bom ambiente já de si remendado numa verdadeira tortura. O nome da obra acaba por dizer tudo e Um Por Um, várias são as personagens que são desviadas do centro da ação por um dos presentes no chalé e a questão impera entre todos. Quem é o assassino em série entre os conhecidos e desconhecidos que ficam isolados num local longínquo e sem conseguirem ser socorridos de forma rápida? Sem energia e sem contactos após a avalanche, as cabeças começam a rolar e todos podem ter em si algo de suspeito. Ruth Ware tem a capacidade, ao longo de quase quatrocentas páginas, de criar e manipular o próprio leitor que vai sendo levado a desconfiar de cada um em vários momentos da ação. Tudo acontece num espaço curto de dias, as questões são mais que muitas e se uns podem ficar a ganhar com determinadas mortes, já outros conseguem sentir alívio por outro prisma. Afinal em quem se pode confiar num grupo tão restrito onde a ganância e a ambição imperam perante a visão do que cada um pretende para o futuro da Snoop?

Sem querer revelar muito da história para não tirar o suspense que a mesma carrega consigo, Um Por Um deixa cair segredos, mostrando que nem sempre um bom acolhimento pessoal perante o próximo é o que parece. O que cada um esconde atrás da sua expressão positiva? A superficialidade das relações e o reconhecimento da utilização do próximo para se atingirem determinados fins é uma realidade nesta narrativa que se vai desenrolando como uma autêntica avalanche que vai levando consigo nomes que pareciam interessados em alterar o seu futuro. Desconfianças perante a primeira tragédia que se vão adensando com os acontecimentos seguintes que acabam por não beneficiar pela situação meteorológica que se faz sentir, para mais sem aquecimento e comida fresca enquanto esperam pelo resgate e ao mesmo tempo pelo próprio salvamento perante o anónimo inimigo.

Não consegui adivinhar quem era o assassino, tendo duvidado de vários, o que não me faz em Um Por Um o detetive de serviço especializado para detetar todos os sinais, no entanto tenho faro policial de leitor suficiente para afirmar que este thriller de Ruth Ware consegue desde o início prender, sem cansar e levando o leitor a ganhar as suas preferências entre os vários intervenientes pela capacidade rápida de demonstrar o lado bom e mau de cada um através das visões das duas narradoras de serviço, Erin, a responsável pela limpeza e contacto direto com os hóspedes no chalé, e Liz, a antiga colega da equipa Snoop que por motivos monetários foi convidada a integrar a comissão destes dias de trabalhos e importantes decisões para o futuro da empresa. 

Suspense, intriga e segredos não faltam em Um Por Um, o que aliado ao bom ritmo e à forma direta como tudo é relatado, só poderia resultar numa obra que me fez todo o sentido do início ao fim.

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Um Por Um, de Ruth Ware

um por um.png