Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Três Coroas Negras | Kendare Blake

três coroas negras.PNG

Título: Três Coroas Negras

Título Original: Three Dark Crowns

Autor: Kendare Blake

Editora: Porto Editora

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Setembro de 2018

Páginas: 328

ISBN: 978-972-0-03036-8

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: A cada geração, na obscura ilha de Fennbirn, nascem três irmãs gémeas.

Três rainhas herdeiras de um só trono, cada uma possuindo um poder mágico muito cobiçado. Mirabella é capaz de inflamar o incêndio mais violento ou a tempestade mais terrível. Katharine consegue ingerir um veneno mortal sem sentir os seus efeitos. De Arsinoe diz-se capaz de fazer florir a rosa mais vermelha e controlar o leão mais feroz.

Mas para uma delas ser coroada rainha, não basta ter a linhagem certa. As trigémeas terão de conquistar o seu direito à coroa, lutando por ele… até à morte.

Na noite em que as irmãs completam 16 anos, a batalha começa. E a rainha que sobreviver, conquistará a coroa!

 

Opinião: Inspirada em abelhas-rainhas e com ajuda da cerveja, Kendare Blake criou as Três Coroas Negras, um livro que surge da combinação entre um mundo fantástico com pontos de realidade que surpreendentemente cai nas graças de um leitor que não costuma ter neste estilo literário as suas opções. 

Com um início onde as personagens são bem apresentadas sem recurso a grandes artifícios, a história é demonstrada logo pelos primeiros capítulos tal qual se vai desenvolvendo. Mostrando do início ao fim vários pontos de ação, com um ciclo corrido entre as vivências das três personagens centrais, as rainhas, tudo é exposto. Os cuidados, as intrigas, os receios, os procedimentos para que nada falhe e os avisos são vistos através de três diferentes prismas porque cada rainha irá lutar para alcançar um só trono. Afinal de contas qual das três irmãs gémeas conseguirá aos dezasseis anos ficar com o lugar de destaque com que sempre sonhou, tendo para isso que eliminar as suas duas irmãs?

Num mundo criado para surpreender, com alguns pontos que o distancia de outros universos fantásticos, cada personagem circula entre os seus cuidadores e guias para que chegue ao momento fulcral e consiga vencer uma luta que acaba, a pensar nas emoções, por ser inglória. Uma história com três universos bem criados, personagens bem complexas e que marcam a sua posição entre magias, trunfos e rancores que vão distinguindo cada uma das três figuras reais e seus súbditos como personalidades únicas e que facilmente se conseguem distinguir umas das outras. Irmãs de sangue mas com vivências e poderes distintos, ao ponto de se poder torcer em certos momentos por uma das três herdeiras em detrimento das outras. 

Viciante, apaixonante e vingativo, em Três Coroas Negras várias são as reviravoltas ao longo da aventura que sem perder em algum momento o ritmo através de uma escrita fluída, contagiante e mesmo obsessiva, consegue conquistar o leitor para se querer perceber quem levará a sua força em diante numa luta que promete ser desigual mas onde cada qual tem os seus trunfos únicos e pessoais. 

Três Coroas Negras surpreende quem está a tentar ler um pouco mais de fantástico e promete conseguir ainda fazer melhor na sua continuação. Vamos esperar então para seguir em frente com esta história onde Mirabella, Katharine e Arsinoe conquistam o leitor de forma tão distinta como os seus defensores e apaixonados.