Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

infantil-billboard
07
Abr20

Tiger King, um bizarro documentário

tiger king.jpg

 

A Netflix lançou a série documental Tiger King, retratando a história bizarra Joseph Maldonado-Passage, ou como passou a ser conhecido, Joe Exotic, o dono de um jardim zoológico no Texas, Estados Unidos, dedicado maioritariamente a tigres. Numa história bastante bizarra entre a vida pessoal e profissional de Joe, as inimizades e conflitos com funcionários e seus adversários de outros zoos e a vida deste homem e dos que o rodeiam, tudo foi filmado em modo reality show durante anos, mesmo quando tudo tendia a descambar, para mais tarde, após o desfecho com situações trágicas, ser transformado neste documentário que tem conquistado os utilizadores da plataforma de streaming.

As compras ilegais de animais selvagens, o tratamento que é dado aos mesmos, os relacionamentos amorosos de Joe que vive um casamento gay a três, as traições, os roubos, as batalhas perante os proprietários de outros espaços semelhantes, alguma droga e armas pelo meio, comida fora de prazo para os animais que serve também para funcionários e o dinheiro envolvido entre estranhos negócios onde todos se usam para disfarçar crimes ocorridos entre o passado e o presente. Tudo isto leva a uma morte esperada e argumentada de um empresário, envolvendo investigação, prisão e reviravoltas numa vida real que podia ser uma autêntica trama cinematográfica onde a loucura e o excêntrismo parece acontecer da forma mais cruel e nojenta possível entre todos os complementos envolvidos. 

Geralmente não sou apreciador de séries documentais, mas o bizarro desta produção acaba por ser tão constrangedor que não é possível parar a meio, sendo necessário ver cada episódio em espera pelo próximo para se entender como tudo se desfaz numa sequência perante um poço bem fundo e escuro que está à vista de todos desde os primeiros instantes.

Diretor e produtora já revelaram possuir material para dar continuidade a Tiger King para uma nova temporada, lembrando histórias que possam não ter ficado bem esclarecidas. Que venham novos episódios para podermos esgravatar, como os grandes gatos também fazem, na vida destas pessoas com vidas tão complicadas e ao mesmo tempo complexas e extravagantes.