Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Tempo de Partir

tempo de partir.jpg

Autor: Jodi Picoult

Data: Abril de 2015

Editora: Editorial Presença

Número de páginas: 440 páginas

Classificação: 4 em 5

 

Opinião: A minha estreia nas obras de Jodi Picoult não podia ter corrido melhor. Com Tempo de Partir viajei e acima de tudo fiquei a conhecer parte da vida de uma comunidade de elefantes, que até aqui desconhecia. 

Numa obra recheada de emoção o principal protagonista é a figura do elefante que surpreende porque é dada a oportunidade ao leitor de ficar a conhecer como um animal selvagem vive de forma tão consciente como os humanos. Os verdadeiros sentimentos do animal, a protecção dentro da comunidade, a ligação entre progenitora e cria, o nascimento e partida e o elo que por vezes é criado com os outros seres vivos que podem ao mesmo tempo ser uma verdadeira ameaça. Tudo é contado de forma surpreendente em Tempo de Partir sobre os elefantes, conseguindo as palavras relatadas por Jodi comoverem ao ponto da vontade de adotar um ser pesado surgir. Como por vezes um elefante consegue surpreender a tal ponto de criar situações tal complexas que nem um humano as consegue superar por mais intuitivo que seja. A força, a vontade, a vida, a perda e o amor refletido na protecção, no choro e na presença. 

Tudo isto é contado através dos diários de bordo de Alice, uma observadora, pesquisadora e tratadora de elefantes que da selva para recintos fechados de acolhimento de elefantes consegue relatar passo a passo a vida dos seus animais. É com a vida de Alice que somos convidados por Jodi a viajar no tempo, percorrendo países e conhecendo comunidades que vão mostrando como a vida de um animal de tão grande porte mete a nossa a um canto. Jenna, a filha perdida de Alice, é parte importante da história por procurar a presença da sua progenitora ao mesmo tempo que vamos refletindo na perda das crias dos protagonistas de toda esta história. Destemida e com vontade de conquistar o que lhe foi tirado, a jovem Jenna vai à luta, aliando-se a uma médium e a um ex-inspetor para que as buscas consigam chegar a bom porto. Conseguirá a adolescente encontrar Alice ou a história revolta-se como uma mãe elefante quando vê a sua cria partir?

Tempo de Partir é uma boa surpresa literária, para mais vindo de uma autora que até aqui desconhecia! Fiquei fã e pelos próximos meses uma outra obra de Jodi Picoult será lida muita certamente!

 

Sinopse: Durante mais de uma década, Jenna Metcalf não deixa de pensar na sua mãe, Alice, que desapareceu em misteriosas circunstâncias na sequência de um trágico acidente. A criança que era então não conservou lembranças dos acontecimentos, mas Jenna recusa-se a acreditar que a mãe a tivesse abandonado e relê constantemente os diários que ela escrevia com as observações da sua pesquisa sobre elefantes, tentando encontrar uma pista oculta. 

Desesperada por obter respostas, Jenna contrata dois improváveis ajudantes, uma médium famosa por encontrar pessoas desaparecidas e um detetive que já tinha estado envolvido na investigação do desaparecimento de Alice, e parte determinada a descobrir a verdade.

2 Comentários

Comentar post