Sob um Céu Escarlate | Mark Sullivan
Título: Sob um Céu Escarlate
Título Original: Beneath a Scarlet Sky
Autor: Mark Sullivan
Editora: Cultura Editora
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Novembro de 2018
Páginas: 464
ISBN: 978-989-8886-21-7
Classificação: 4 em 5
Sinopse: Pino Lella não quer nada com a guerra ou com os nazistas. Ele é um adolescente italiano normal - obcecado por música, comida e miúdas, mas os seus dias de inocência estão contados. Quando a sua casa em Milão é destruída pelas bombas dos Aliados, Pino junta-se a uma via-férrea subterrânea ajudando judeus a escapar dos Alpes e apaixona-se por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha do que ele.
Numa tentativa de protege-lo, os pais de Pino forçam-no a alistar-se como soldado alemão - julgando que assim o manteriam longe de combate. Mas Pino é ferido e depois recrutado, aos dezoito anos, como motorista pessoal do general Hans Leyers, o caudilho de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos e poderosos do Terceiro Reich.
Agora, com a oportunidade de espiar o Alto-Comando Alemão, Pino luta em segredo, suportando os horrores da guerra e da ocupação, tendo a sua coragem reforçada pelo seu amor por Anna e pela vida que ele sonha que um dia compartilhar.
Opinião: O tema é daqueles que não me fascina assim tanto, a Segunda Guerra Mundial, no entanto e pela veracidade com que Mark Sullivan criou cada parte da história de Sob um Céu Escarlate, consegui ficar convencido sobre esta obra desde muito cedo. Real, limpo, sentimental e tocante, este romance tem todos os ingredientes que são necessários para me conquistar enquanto leitor que gosta de apreciar um bom livro criado com gosto e não para ser mais um porque assim o é exigido.
Em Sob um Céu Escarlate descobrimos o jovem italiano Pino Lella, que numa fase avançada da sua vida resolve finalmente contar o que viveu ao longo do tempo de guerra. Os conflitos, as mentiras, fugas, esquemas e o verdadeiro amor em tempos complicados em que o mínimo detalhe podia alterar o caminho a seguir. O motivo pelo qual os anos de silêncio perduraram na vida de Pino Lella é revelada mesmo no final desta história que conquista e perante a qual percebemos que nem tudo era e continua a ser o que parece.
Quando o leitor começa a conhecer a história de Pino percebe que existiram duas fases bem distintas na vida deste herói de guerra. Primeiramente ajudou famílias judias a fugirem de Itália para a Suíça. Mais tarde, por necessidade para salvar a própria vida e a de quem estava ao seu redor, tornou-se o motorista do general nazi Leyers. Mas será que tudo foi feito com o verdadeiro significado? Não, Pino foi espião e sempre controlou o lado nazi no meio desta batalha.
A par de todo o conflito, o nosso herói apaixona-se por Anna, a empregada da amante do general Leyers. Como revelar quem é na verdade a quem serve o adversário sem abrir todo um jogo que o pode colocar em risco? Pino apaixonou-se, viveu o seu grande amor e são vários os pontos românticos desta narrativa entre o casal, levando a história de Guerra para um outro patamar em que nem tudo foram conflitos e dificuldades a serem ultrapassadas batalha após batalha.
Numa mistura de história real com pontos ficcionais, Mark Sullivan criou um texto tão verídico e intenso com base no que lhe foi contado por Pino Lella, que a vontade de continuar e saber como tudo termina é enorme. Os pontos que ficam pelo caminho, os cruzamentos de quem desaparece para regressar mais tarde, as lutas dentro do seio familiar por não entenderem quem se voltou contra o outrora inimigo, o amor inserido na oposição e a capacidade de surpreender e dar a volta a cada situação.
Sob um Céu Escarlate é daquelas leituras que conquistam, agarram e fazem um leitor que não gosta de pegar em literatura sobre a Segunda Guerra Mundial a mudar de opinião. Sim é possível descobrir e aprofundar um tema que à partida rejeitamos por más leituras anteriores. Este romance vale a pena!