Semi-final do Big Brother
A 20 de Fevereiro a TVI assinalou o 29º Aniversário e em modo comemorativo ao longo do dia acabou por encerrar o dia celebrativo com a penúltima gala da primeira edição de 2022 do Big Brother Famosos. Logo ao início da gala Cristina Ferreira anunciou que a grande final desta temporada do reality show tem data marcada para Sábado, 26, dado que no Domingo, 27, uma nova edição tem início marcado, com um lote de novos concorrentes a entrarem na casa da Malveira.
Como não podia deixar de acontecer, dado os acontecimentos da última gala e da semana, Liliana foi a primeira a ser convocada ao confessionário para falar sobre como tudo se passou, os sentimentos e pensamentos, a demonstração de querer mudar a forma de estar no jogo e a decisão de permanecer na casa após a pressão que foi feita pelo próprio Bruno de Carvalho já fora da casa para que a namorada deixasse a reta final do programa e ficasse ao seu lado para enfrentar a opinião pública. Esta semana foi possível ver uma Liliana numa outra fase, primeiro triste, com os dias a melhorar a sua forma de estar e a deixar-se levar pela boa disposição do grupo final para mostrar um pouco o seu lado escondido ao longo de grande parte do programa por estar ao lado de um homem que sempre a tentou isolar dos restantes. Nestes dias a concorrente falou, conviveu, partilhou momentos e talvez tenha percebido que esteve a arrastar a sua presença num jogo caótico quando podia ter vivido a experiência de forma tão mais leve.
Ao longo da gala também o momento em que Mário Jardel ficou a saber da morte da mãe e a vontade de permanecer na casa a ser relembrado, um pouco em jeito de homenagem com o público em aplausos para com o concorrente que entrou no jogo com a missão de enfrentar uma nova fase na sua vida pessoal. A perda aconteceu ao longo da sua estadia na casa num momento em que Jardel se está a superar perante os vários contratempos que foi tendo ao longo dos últimos anos.
BBPlay com Liliana no papel central em O Amor em Fuga com Catarina e Marta a comentarem a permanência ou a desistência de Liliana do jogo perante a saída polémica de Bruno de Carvalho. No final também Kasha e Jardel comentaram e o que fiquei a perceber é que todos acharam que a concorrente devia ter logo deixado a casa no passado Domingo, não ficando na hesitação entre o sair ou ficar logo na grande noite em que a bomba rebentou. O outro BBPlay teve como título Mestres das Cartadas com cada concorrente a revelar quais as cartadas que podem funcionar no jogo. O amor, os filhos, os injustiçados, as vítimas, os mestres e a amizade. Cada um apontou nomes e que cartadas foram dadas por uns e outros ao longo da permanência na casa.
Entre cartadas e abraços, Jorge Guerreiro recebeu no cubo a mãe que abraçou choroso e me fez chorar em casa pela boa relação que se fez sentir entre filho e progenitora com todo o cuidado mútuo demonstrado. Kasha também foi ao cubo onde esperou e encontrou a mãe que até aqui se tinha mantido longe dos diretos de Domingo. Marta Gil obteve também a visita do amigo Martim. Mário Jardel recebeu a visita dos filhos e ouviu mensagem da esposa que ainda se encontra no Brasil. No final Catarina Siqueira abraçou a mãe e percebeu que tudo está bem. Com isto, e fazendo jus ao que Ana Catarina Martins, este momento acabou por cair um pouco mal quando há uma semana Jardel perdeu a mãe e hoje teve de ver os seus companheiros de jornada abraçarem, na sua maioria, as suas próprias mães.
A curva da vida aconteceu nesta penúltima gala em dose dupla. Marta Gil com a doçura da mãe e a astucidade do pai, participou no mini Chuva de Estrelas aos sete anos e aos dez entrou para o Teatro Politeama, seguindo-se o cinema aos dezasseis, quando também encontrou o seu primeiro amor. Percebeu cedo que queria seguir representação, em vez de Direito como era pretendido pelos pais, estudou, fundou a sua própria produtora onde fez de tudo um pouco, de secretária a diretora de atores até que resolveu largar tudo para emigrar com destino a Los Angeles. Com a pandemia voltou a Portugal, incentivada pela Iva Domingues, que também viveu em Los Angeles, que lhe disse que os sonhos podem ser adiados, voltou a apaixonar-se já em terras lusas, integrou o elenco da novela Festa é Festa e resolveu aceitar o convite para entrar na aventura que é o Big Brother. Mais tarde foi a vez de Mário Jardel mostrar a sua curva da vida, revelando ter nascido numa família de classe média alta, seguindo o sonho desde pequeno de triunfar no futebol. Em adolescente os negócios de família foram destruídos por um incêndio que levou o pai ao mundo do álcool. Jardel não deixou o sonho dos campos para trás, lutou, chegou a Portugal e triunfou no FCPorto, tendo sido pai pouco tempo depois de chegar ao nosso país. Em 1999 experimentou cocaína e em 2002 chegou a treinar no Sporting com o efeito das drogas, terminando com a sua carreira futebolística, revelando a sua verdade de forma natural e criando uma certa dor perante o seu testemunho. Quando entrou no Big Brother já tinha deixado as drogas há mais de um ano e o álcool ficou para trás há poucos meses. Já na casa do programa ficou a saber que a mãe faleceu no Brasil mas que partiu sabendo que o filho ficou livre de drogas. A vontade após a partipação no reality show é ser um exemplo no futuro do que não deve ser feito mas que sempre é possível voltar a viver e lutar.
Com as votações a serem suspensas numa primeira fase, o público ficou a saber que aos já finalistas Jorge Guerreiro e Marta Gil se juntou Catarina Siqueira, com 4% da votação. Com 10%, Mário Jardel é o quarto finalista do Big Brother. Com 18%, Kasha foi o último concorrente a passar à final e Liliana acabou por sair com 82% da votação. Agora a votação para eleger o vencedor fica entre Jorge, Marta, Catarina, Jardel e Kasha, e cá para mim que sou de revelar preferências, que ganhe o Jorge esta corrida entre famosos ao prémio, ainda desconhecido, do Big Brother Famosos.
Ana Garcia Martins de branco e Flávio Furtado de verde, comentaram a noite da penúltima gala onde as emoções e os encontros estiveram em destaque numa noite bastante chorosa na casa, em estúdio e também aqui em casa com os abraços aos familiares, os aplausos perante a perda familiar de Jardel e o surgimento dos momentos certos de forma espontânea para comentadores e Cristina Ferreira dizerem as palavras certas quando assim tinham de surgir como forma de alerta e destaque perante os sentimentos demonstrados ao longo da gala mais lamechas desta edição do Big Brother.