Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Segredo Mortal | Bruno M. Franco

Cultura Editora

segredo mortal.jpg

Título: Segredo Mortal

Autor: Bruno M. Franco

Editora: Cultura Editora

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Março de 2021

Páginas: 488

ISBN: 978-989-8979-82-7

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Na véspera de Natal, cheias massivas submergem o centro de Lisboa, causando danos incalculáveis e centenas de mortes. Designada por Desastre de Lisboa, a catástrofe é atribuída ao aquecimento global. Mas terá resultado realmente das alterações climáticas?

Um cenário aterrador é descoberto numa praia. Chamados a intervir, Leonardo Rosa e Marta Mateus, inspetores da Polícia Judiciária, deparam-se com a mais tortuosa perversidade: Um puzzle humano.

Iniciando uma caça ao homem, descobrem o perfil de um assassino, perigoso e inteligente, que desafia as capacidades dos inspetores. Assombrado pelos seus próprios fantasmas, Leonardo Rosa terá de ultrapassar barreiras para conseguir chegar à verdade: A descoberta de um segredo incrível.

Entretanto, um jovem recém-licenciado é acusado de dois crimes que ele jura não ter cometido. Encurralado, decide fugir e provar a sua inocência, mas logo se envolve numa teia de acontecimentos que o leva a uma conclusão terrível: Matar é a única forma de sobreviver. Em busca de justiça e da verdade, vários acontecimentos sangrentos levam os inspetores e o jovem a embrenharem-se na maior conspiração de todas. Conseguirão sair dela vivos?

 

Opinião: Segredo Mortal foi daqueles livros que antes de chegar já o ansiava e em boa hora percebi que estaria perante um bom thriller assim que o comecei a ler. A expetativa desta vez não saiu, em nada, gorada.

Quase com quinhentas páginas divididas em mais de cem capítulos rápidos, bem disciplinados e diretos, Bruno M. Franco conseguiu juntar nesta sua primeira obra muito do que gosto num bom livro de suspense e mistério, dando ainda ao leitor a possibilidade de ter nas mãos uma obra que revela uma pesquisa cuidada e trabalhada para não defraudar os temas que são debatidos. Com a apresentação de boas personagens centrais, Leonardo e Marta, que desde já apelo que tenham sido criadas para terem continuação após este Segredo Mortal, com bons desenlaces onde quando tudo parece estar quase resolvido um novo apontamento volta a lançar a corrida entre o quem é quem no centro de crimes mais que perfeitos, ação que baste com toda a adrenalina a envolver investigação, um passado mal resolvido e um segredo que pode alterar a forma como olhamos para a meteorologia. E depois, a par da intriga, ligeiros mas bons apontamentos de amor que acabam por revelar o outro lado das personagens que não vivem somente pela procura da verdade na investigação, sendo necessário descansar e abrir os olhos para a felicidade pessoal, mesmo que seja difícil depois perceber que a mesma pode estar bem próxima.

Que Segredo Mortal poderá esconder esta história a ponto de não me deixar ver e refletir futuramente sobre a meteorologia da mesma forma inocente que até aqui? O autor criou um enredo que esconde o estudo sobre as alterações climáticas e as guerras que podem advir desse ponto no futuro, mas nesta questão prefiro não me alongar porque as explicações são muitas e acredito que cada leitor tem de descobrir todos estes mistérios por si. 

Numa narrativa super fluída e com descrições e diálogos diretos e concisos, Bruno M. Franco entrega ao leitor todos os peões deste circuito desde cedo, deixando por se descobrir quem tenta tramar quem. Os maus que o podem ser de verdade e os encurralados ao estarem num projeto errado e perante o qual pouco sabem sobre o que está no horizonte do seu criador. Ao longo desta leitura criei várias teorias sobre quem estava por detrás de todas as mortes e problemas causados, arranjei culpados onde eles afinal não existem e só mesmo quando estava perto do final comecei a perceber que afinal existem personagens tão inocentes como o próprio leitor que os pode culpar, como eu, ao longo de determinados momentos sobre certos acontecimentos. 

Segredo Mortal é aquela leitura recomendável para quem gosta de um bom thriller, bem português, passado entre Lisboa e a margem Sul, em locais bem conhecidos e que além de nos trazer o que é nosso trás consigo uma boa história daquelas que não conseguimos deixar de lado. Bruno M. Franco está de Parabéns e agora resta-me aguardar pelos novos acontecimentos que trarão principalmente um pacato e concentrado Leonardo e uma Marta bem espontânea de volta. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Segredo Mortal, de Bruno M. Franco

segredo mortal capa.jpg