Seca final do Big Brother
Numa penúltima gala secante e com tretas como a produção da Endemol já habituou o público ao longo dos últimos anos para encher mais de três horas do horário nobre da TVI, este Desafio Final que iniciou com grandes jogadores acaba por se arrastar na reta final com concorrentes que gostam de levar a vida na casa em modo «paz e amor» sem quererem dar o dito canal que os tubarões das várias edições sabem ser essencial para serem os protagonistas das grandes cenas do programa.
Afinal quem joga e quem aproveitou estas semanas de reality show para passar umas férias na casa da Malveira? O primeiro BBPlay forçado a surgir teve com título Jogo do Anti Jogo com Catarina e Gonçalo a falarem nas costas do Pedro sobre a sua postura na casa, muito de seguir a linha do anti jogo, contrariando o pretendido ou o que a maioria do grupo acha correta para se estar num formato deste género. Já mais para o final surgiu o Apostas Finais com os concorrentes a avaliarem ao longo da semana quem poderia sair, quem poderá ser vencedor e os lugares cimeiros dos finalistas. Todos querem ganhar, não seria de esperar outra coisa, mas todos dizem que serão outros a levar a taça para casa.
Ao longo da noite os concorrentes sem saberem que seriam todos finalistas, exceto o expulso da noite, fizeram várias provas de eliminatórias para que o vencedor ganhasse um passaporte para a final. O primeiro eliminado numa prova em que vestidos de galinhas tinham de transportar ovos numa colher de pau foi o Francisco a ficar fora de jogo. Com esta saída de cena o Macau recebeu uma viagem para as Maldivas oferecido pela namorada. Numa prova com sapatões calçados tinham de transportar água em baldes com buracos, tendo a Catarina sido eliminada. Com isto recebeu uma fotografia da sua filha e do seu marido e uma mensagem em vídeo dos mesmos. Na terceira eliminatória fake os três concorrentes ainda em jogo responderam a questões de cultura geral para perceberem a ordem prioritária para mergulharem na piscina, tirarem malas e abrirem as mesmas que continham chaves dentro, sendo que essas chaves abriam um cadeado que estava colocado em farinha onde tiveram de colocar a cara para o retirar e começarem a tentativa de abertura. Bruna foi eliminada da falsa conquista do passaporte final e recebeu a imagem de Nossa Senhora de Fátima e um fio com o B de Bruna e Bernardo, enviado supostamente pela dona Margarida, mãe de Bernardo, no entanto em estúdio a própria Margarida a ouvir tal anúncio mostrou aquela cara de não saber de nada e ter sido apanhada na curva. Bruna também foi presenteada com um vídeo da família. A Gonçalo foi-lhe oferecida uma fotografia dos filhos, tendo também visto um vídeo da família e como a Marta Gil gosta de frisar, conseguiu voltar a usar a cartada dos filhos para sensibilizar o público. Pedro Guedes recebeu o seu presente vindo do exterior, uma fotografia da sua mulher Kelly e da filha, fazendo-se acompanhar por uma lata de chocolates e uma mensagem familiar através do pai e de Kelly.
Numa gala onde todos foram a solo ao confessionário, Bruna foi a primeira a ser chamada para recordar os seus bons momentos da semana, onde foi recordado também o momento em que viram na casa o documentário de Bernardo, A Grande Corrida, onde a concorrente percebeu um pouco do que o namorado tem vivido desde que a deixou nesta segunda aventura no reality show. A Bruna continua a ser, desde o primeiro dia em que entrou no primeiro dia da casa, uma das minhas concorrentes favoritas, não o escondendo e torcendo para que desta vez seja a vencedora que já devia ter sido antes. Também Francisco viu a sua semana, em que ficou responsável pela alimentação saudável dos colegas, recordando a razão de gostar de vencer o prémio final para apoiar animais abandonados. Gonçalo viu os seus momentos, alguns deitado como passa grande parte do seu tempo na casa, mas parece que o público gosta dessa sonolência no jogo. Já Catarina ao ver os seus momentos da semana viu não só os altos mas também os baixos, refletindo na sua evolução como pessoa com a sua participação ao longo do jogo. Com esta ronda de todos os concorrentes no confessionário o que questiono é somente uma coisa, na final da próxima semana vão voltar a mostrar imagens, apelar ao voto final e repetirem o esquema? É que esta gala só serviu mesmo para mostrar a falta de originalidade da produção em fazer diferente e tudo indica que daqui a uma semana o momento do fim será também ele mais do mesmo do que aconteceu nesta semi final sem conteúdo e qualquer interesse.
Pedro viu a sua Curva da Vida ser revelada, mostrando a sua infância a par do seu irmão gémeo, tendo ambos passado muito tempo com a avó, já em adolescentes estrearam-se na Moda Lisboa, mas aos 25 anos ao ser tio percebeu que iria seguir sozinho no mundo da moda por o irmão querer seguir com uma vida mais estável em Portugal. Teve a sua primeira paixão com a mãe da sua filha num amor que foi bom enquanto durou. Em 2013 entrou no Big Brother Famosos onde venceu e conheceu a sua Kelly com quem casou e continua feliz ao seu lado com quem deseja voltar a ser pai.
Matias Damásio, Liliana e Jay Oliver em dupla, e Jey V foram chamados a atuar em estúdio numa já conhecida fórmula de fazer conteúdo quando dentro da casa não existe grande tema a ser desenvolvido na gala dominical. Enquanto isto os comentadores Marta Gil e Flávio Furtado voltaram a marcar a sua presença em estúdio mas não fizeram rigorosamente mais nada além de ficar sentados, terem menos de cinco minutos de antena cada ao longo das mais de três horas de emissão. Vale mesmo a pena terem ali duas pessoas só para desfilarem roupa e penteados todos os Domingos? Repensem esta fórmula de comentadores presentes na gala numa próxima edição em Setembro porque nestes moldes é totalmente dispensável!
Gonçalo Quinaz foi o primeiro salvo, para minha surpresa e acredito que não tenha ficado de boca aberta sozinho com esta revelação, com 28% da votação do público. Já perto do final da noite com 40% Pedro foi salvo, tendo o público dado ordem de saída à Catarina com 60% da votação, como era esperado. Finalistas apurados com Bruna, Francisco, Gonçalo e Pedro a caminho do último dia deste Desafio Final, esperando que a vitória seja disputada entre Bruna e Francisco, com preferência para a única concorrente feminina na casa entre homens para arrecadar o primeiro lugar desta edição por ter mostrado ser a mesma Bruna que Portugal conheceu há três meses atrás, superar duas edições coladas e sem conseguir respirar fora da casa entre ambas, superando as saudades do namorado que conheceu no jogo e sem nunca ter de levantar a voz, mesmo conseguindo dar a sua opinião quando o tinha de fazer. Bruna a vencedora é o meu voto sff!