Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ebooks-billboard

Sabes o que é um Urubu?

Urubu

 

Conheci os Urubus através de uma colega brasileira com quem trabalhei em tempos. Quando a brincar nos queria chamar algum nome lá vinha o 《você parece um urubizinho》. De início não sabia e nem ligava muito à expressão, até que lhe perguntei o que significa Urubu.

O tempo passou, as mudanças deram-se mas o nome destas aves nunca mais me desapareceu da mente e por vezes lá me vem a frase à memória. Proferindo, agora eu, essa mesma frase a outros, numa de brincadeira, tenho percebido que poucas são as pessoas que sabem o que é um Urubu. Assim e para que todos saibam um pouco mais sobre estes feios e nojentos animais, que se saiba em Portugal só existem em parques e zoológicos, passo a enumerar alguns atributos desta espécie.

 

O Urubu é uma ave de grande porte que se alimenta essencialmente de carnes em decomposição, ajudando a limpar o meio ambiente, uma vez que limpam todos os restos de cadáver sem deixarem restos. De boa visão e com o olfato apurado, estes seres nojentos e um pouco mal amanhados, dentro das suas possibilidades de beleza animal, prevalecem maioritariamente no continente americano, existindo no Brasil cinco espécies distintas, o urubu de cabeça preta, urubu de cabeça vermelha, urubu de cabeça amarela, urubu rei e urubu da mata, qual deles o mais grosseiro.

Um animal nojento que felizmente está longe de Portugal, mas nunca se admirem se alguém vos chamar de Urubuzinho simpático, só para se meterem convosco. Sempre vi a expressão da colega como uma brincadeira para connosco e é assim que hoje também a uso quando a mesma surge, mas que o bicho é feio, disso já não se safa. 

 

Urubu rei

2 Comentários

Comentar post