Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Rendimento Social de Idiotas | Santiago Xande

rendimento social de idiotas.jpg

Título:  Rendimento Social de Idiotas

Autor: Santiago Xande

Editora:  Manufactura

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Março de 2018

Páginas: 160

ISBN: 978-972-559-365-3

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Hilariante, sarcástico, burlesco; tão burlesco que até mete dó…

São pessoas que recebem o Rendimento Social de Inserção. Portugueses. Idiotas?

É um técnico do dito Rendimento, que passa para o papel o que de mais inesperado e inacreditável vai sucedendo, dia após dia, nessa negra e ingrata tarefa de explicar ao beneficiário o que significa beneficiário. Um livro polémico, sem dúvida. 

A crítica, por vezes mordaz e sempre demolidora, que neste livro implicitamente se faz, é acima de tudo um portentoso exercício de humor satírico.

Sem filtros, o dia-a-dia de um técnico de Rendimento Social de Inserção (RSI), confrontando-se com situações estranhas e caricatas, e com comportamentos bizarros ou até inacreditáveis, mas que, afinal, retratam simplesmente a realidade

Algumas das histórias mais idiotas do RSI - antigo Rendimento Mínimo Garantido -, contadas por alguém que passou por elas e que sobreviveu a todas com apenas algumas escoriações profundas e queimaduras graves.

As histórias que aqui se contam são todas reais, mas algumas são difíceis de aceitar. Lá está, são idiotas.

 

Opinião: Rendimento Social de Idiotas é daqueles livros que pode não ser apelativo pela primeira aparência mas que assim que se começa a sua leitura conquista pela boa disposição e os bons apontamentos comportamentais que vão sendo dados. 

Essencialmente e de forma resumida, o narrador das várias histórias incorporadas em Rendimento Social de Idiotas são contadas por um antigo funcionário do serviço de Rendimento Social de Inserção, que teve de ouvir, respirar fundo e voltar ao ativo perante várias situações inusitadas que lhe foram aparecendo pela frente ao longo dos anos em que trabalhou no serviço onde é atribuído o pagamento que vai para além do subsídio de desemprego para quem não tem qualquer rendimento.

Situações bem caricatas, mentiras de quem precisa de uns euros extra mas quem têm emprego «por fora», omissões de situações, clandestinidade, comportamentos inapropriados que levam à retirada do subsídio, entrevistas com falsos depoimentos que depois são descobertos, falsificações de documentos e costumes tradicionais... Tudo aparece perante os técnicos deste serviço social para que se possa ter direito a um rendimento de subsistência que nem sempre é visto como tal, sendo para muitos tratado como um extra para além do que conseguem ganhar de forma fraudulenta e sem qualquer registo para que no momento em que são apanhados consigam dizer que estão somente a experimentar um novo emprego ou a ajudar um amigo. 7

Rendimento Social de Idiotas é daqueles livros contados na primeira pessoa, com as mais variadas peripécias retratadas de forma divertida e muitas delas com a capacidade de pensarmos que aconteceram mesmo pela forma simples como os seus protagonistas conseguem cair facilmente nas suas próprias mentiras para contornarem situações e enganarem técnicos numa sociedade onde as informações são cada vez mais cruzadas e onde é cada vez mais difícil esconder uma verdade quando tudo é publicado e mostrado ao mundo pelos próprios ou pelos outros que se saberem podem estar a desmascarar uma mentira com perna curta. 

Quem tem direito por necessidade ao RSI está no seu legítimo dever, agora existe por ai muita boa gente de costa direita e com histórias da treta a enganar o sistema público de rendimentos quando recebem este extra e continuam a trabalhar e a ganhar bem de outras formas, nem sempre confiáveis. 

Este é um livro real, de histórias reais, com alguma ficção à mistura, mas onde o grito de quem viu e presenciou muita coisa acontece perante o pensamento de quem está por fora e também vê, percebe e não compreende. Acima de tudo divirtam-se a ler Rendimento Social de Idiotas e pensem em quantas pessoas não estarão nas vossas redondezas com direitos destes sem qualquer necessidade dos mesmos. 

 

Compra o teu exemplar de Rendimento Social de Idiotas, AQUI!

16 Comentários

Comentar post