Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hdeusesemitos-billboard

Reiniciar | Katherine May

Clube do Autor

reiniciar.jpg

Título: Reiniciar

Título Original: Wintering

Autor: Katherine May

Editora: Clube do Autor

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Março de 2021

Páginas: 260

ISBN: 978-989-724-565-7

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Podemos andar à deriva, mas não será para sempre.

Reiniciar é hino ao mundo natural e à resiliência dos seres humanos.

Ao longo da vida, sofremos revezes inesperados, como uma doença grave, a morte de um ser amado, uma rutura sentimental ou a perda de emprego. Estes períodos podem ser solitários e dolorosos. No caso de Katherine May, o marido adoeceu, o filho deixou de ir à escola e os seus problemas de saúde forçaram-na a renunciar ao emprego. Este livro explora a maneira como ela suportou estes momentos difíceis, mas também como aproveitou as oportunidades únicas que eles lhe ofereciam.

Esta comovente narrativa, entrecortada com lições retiradas da literatura, da mitologia e da natureza, oferece uma perspetiva inspiradora sobre o poder regenerador do descanso e do isolamento. A luz provém de fontes surpreendentes, e a mudança, inevitavelmente, ocorrerá.

A autora convida-nos a mudar a maneira como nos relacionamos com os momentos de pausa. Tal como May, podemos encontrar alimento no isolamento, alegria na beleza silenciosa do inverno e encorajamento na aceitação da vida como sendo cíclica e não linear. No fundo, ajuda-nos a transformar as dificuldades em energia retemperadora.

 

Opinião: Esperei, esperei e continuei a esperar o que nunca chegou ao longo da leitura de Reiniciar. Prometendo dar o exemplo de que por vezes é necessário parar o presente para recomeçar a pensar no futuro, a obra de Katherine May chegou até mim e fiquei com uma ideia que não correspondeu de todo ao que acabei por constatar. Não sinto que tenha falhado a sua missão, no entanto consigo olhar para esta partilha pessoal como um recordar de bons pontos memoráveis da vida da autora e não como testemunhos de êxitos sobre alterações presentes para enfrentar o que está para acontecer perante os novos acontecimentos da sua vida.

Será que todos estes acontecimentos aconteceram como foram contados ou o final de alguns dos momentos acabaram por levar uma certa transformação para que tivessem um desfecho positivo de forma a ajudar a ultrapassar o Inverno (tristeza) que tanto custa a ultrapassar e levando as situações descritas a mostrarem que existe beleza e tolerância para dar a volta ao momento?

Não aprofundando certos temas para não quebrar a demonstração perfeita das suas vivências através de uma boa escrita e com bons relevos poéticos, Katherine May reforça o bem, querendo dar aos seus leitores a demonstração de que mesmo perante tempos conturbados é possível dar a volta, reforçando os pontos positivos de cada situação.

Não conquistou como era esperado pelo caminho que foi seguindo, no entanto pela forma de escrita e por gerar um reforço positivo junto dos leitores para se tirar sempre o melhor de cada situação, Reiniciar merece ser lido num contexto de auto procura, já que nem os maus momentos são completamente negativos, existindo sempre um ponto que nos ajuda a dar a volta e a tirar certas lições que alimentarão o que está para surgir. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Reiniciar, de Katherine May

reiniciar capa.jpg