Regresso à Tua Pele | Luz Gabás
Título: Regresso à Tua Pele
Título Original: Regreso a tu piel
Autor: Luz Gabás
Editora: Marcador
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Janeiro de 2019
Páginas: 448
ISBN: 978-989-754-360-9
Classificação: 3 em 5
Sinopse: Brianda, uma jovem engenheira, deixa uma vida agitada em Madrid para regressar temporariamente à sua casa de infância, situada numa aldeia fria e isolada nos Pirenéus. Aí algo a impele a explorar as suas raízes e a descobrir um segredo de família e um novo interesse amoroso, o enigmático Corso, que desafia o destino ao restaurar a mansão negligenciada que herdou. O mistério adensa-se quando Brianda descobre outra mulher com o mesmo nome nos arquivos da aldeia, uma mulher que viveu quatro séculos antes e desafiou convenções.
Numa terra convulsionada por guerras, vinte e quatro mulheres foram acusadas num dos episódios mais dramáticos da história da feitiçaria espanhola. Entre elas está Brianda, que se torna um alvo e faz uma promessa ao seu verdadeiro amor, uma promessa que pode não viver para cumprir.
Opinião: Regresso à Tua Pele é daquelas histórias onde as viagens no tempo surgem para explicarem um presente complicado de entender à primeira vista. Embora não seja fã deste estilo de narrativa, com esta novela criada por Luz Gabás consegui entrar no mundo criado e situado a nível geográfico nas montanhas isoladas do Norte de Espanha entre 1592 e o presente.
Tocando no tema da reencarnação, a história de amor entre Brianda e Corso é rapidamente apresentada como sendo uma atração fatal entre duas personagens bem caracterizadas e que se atraem mutuamente ao primeiro encontro, o que é relatado de forma simples mas muito eficaz através da descrição de gestos, olhares e pensamentos que vão sendo desenvolvidos. Ao mesmo tempo que no presente os dois corpos se cruzam, algo se manifesta como se não fosse a primeira vez que Brianda e Corso estão juntos e é nesse ponto que entramos numa viagem no tempo em que uma época complicada entre a política e a religião se cruza com a vivência de mulheres que são declaradas bruxas numa pequena vila onde qualquer maldição tem um sentido e leva a que com simples acusações as mulheres sejam levadas à morte como forma de exemplo para que todos tenham medo perante os seus comportamentos. Em Regresso à Tua Pele existe a necessidade de recuar no tempo para definir o momento atual para se entender uma atração entre seres que nada têm em comum. Quem acredita em bruxas deverá sofrer entre a Brianda do passado que lutou pelo bem e a favor do seu amor por Corso e também pela relação de ambos no presente, onde no mesmo local funesto de outros tempos os dois se voltam a cruzar para pegarem num amor iniciado mas não terminado numa época difícil. Esta é uma história de amor eterno, onde o passado e o presente estão entrelaçados num mundo esotérico e de ganância de homens que são derrotados pela força da paixão de mulheres que vão muito para além da sua presença física e temporal.
Esta é daquelas narrativas que no mesmo ponto consegue retratar momentos históricos de uma sociedade que sofreu e ao mesmo tempo pontos de romantismo que são notados mas que acabam por não ter o destaque pretendido num romance. Senti que a parte romanceada desta história, como a vida de Brianda que casada tudo deixa para abraçar a sua nova vida, mas onde toda essa parte é dramatizada e explicada? Não me chegam simples justificações para uma separação como se um papel fosse assinado e tudo se alterasse de um dia para o outro. Isso praticamente acontece em Regresso à Tua Pele, não se dando destaque à mudança na vida de Brianda e mesmo de Corso, parecendo que a cada momento que a história muda para o passado, o imediato é completamente esquecido com passagens para séculos anteriores que ao surgirem acabam por apagar o que fica por desenvolver no presente.
A história é relatada de forma lenta, mas com muito conteúdo em falta, embora exista um facto positivo a destacar. As diferenças entre as linhas temporais no presente e passado são facilmente visíveis através da apresentação do local ou da forma como as personagens comunicam entre si, sendo feita bem a passagem e não existindo nesse ponto qualquer motivo de embaralhação.
Um livro recomendado para fãs de romances de viagens no tempo e com fortes toques de esoterismo.