Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Reflexão do Bem

refletir.jpg

Sentar num local confortável e calmo nem sempre é fácil quando se vive em sociedade e num mundo em constante movimento. No entanto sempre é necessário tirar um tempo para o eu, existindo a necessidade de refletir sobre o dia, a semana ou mesmo os acontecimentos, bons ou maus, do último mês.

Parar para pensar, olhar para a agenda e até para as redes sociais onde vários apontamentos sobre a vida pessoal são partilhados por vezes. Encontrar os pontos positivos e que deverão ter tendência para uma repetição com uma maior regularidade, e os traços negativos que deverão ficar no passado sobre o qual perdemos tempo no presente a perceber o que não deve voltar a acontecer para um melhor bem estar pessoal.

Encontrar aquele momento tão pessoal onde a particularidade do silêncio e da solidão ganham valor por contribuírem para um encontro intimo com o eu que existe em cada um, que eleva o ser individual e particular sobre o qual todos somos feitos. Parar e refletir sobre o bem e o mau, o que correu melhor e o pior, o que nos pode estar a magoar ou a criar novos pontos de felicidade que outrora não existiam. A vida está constantemente em mudança e o que é certo é que o que hoje nos dá paz amanhã poderá criar mágoa e vice-versa, sendo necessário estar sempre atento às alterações pessoais mas também dos outros, dos que nos são mais próximos, nos querem bem mas que também nos podem pregar rasteiras quando menos esperamos, naquele exato momento em que tudo parece estar bem mas não está. Ou será que está e somente nós não conseguimos entender a vida desse ponto de vista?

Cada vez mais, consoante o tempo vai passando, é necessário criar estabilidade a nível pessoal, parando para pensar, olhando para o passado e percebendo o que tem de ser valorizado e o que não vale a pena levar para o futuro. Errar perante as escolhas acontece a todos, mas também são esses mesmos erros que podem sair valorizados mais à frente, consoante a vida segue e se percebem que as falhas que foram passando através das reflexões têm de ganhar outros contornos, sendo substituídas por conquistas que resultam de falhas que por vezes servem para reforçar o poder de mudança. 

Parar para refletir é um bem essencial da existência, arranjando tempo para um bem necessário que nos ajuda a criar pontos de felicidade ao longo da vida.