Recebi uma má notícia
Sou dependente de café logo após o rápido pequeno-almoço que tomo antes de sair de casa mas acabei de saber que afinal consumir cafeína pelas primeiras horas da manhã não é assim tão benéfico como desejava.
Bebo café logo ao acordar para tentar despertar com maior facilidade, mas afinal o método que utilizo acaba por ser prejudicial, uma vez que a cafeína entra em confronto com propriedades que o corpo solta e que nos ajudam a manter acordados. Quem me deu esta má notícia foi o canal do Youtube AsapScience que relata o facto de que quem bebe café ou algum seu derivado ao acordar acaba por estar a provocar o organismo. Segundo a divulgação cientifica, o nosso organismo tem o seu relógio biológico regulado, libertando cortisol, a famosa hormona da vigília, em maiores quantidades na primeira hora após acordar, o que acaba por entrar em choque com a cafeína que consumimos logo pelos primeiros minutos matinais, acabando por provocar resistência e confronto.
Ou seja, segundo o estudo, não se deve consumir cafeína nos primeiros momentos após o sono, principalmente se for entre as 08h00 e as 09h00, das 12h00 às 13h00 e das 17h30 às 18h30. O estudo revela que o melhor mesmo é consumir pouco ou nenhum café ao acordar, mas ao não conseguir resistir o melhor mesmo é fugir destes horários mais promissores à libertação da hormona do alerta.
Acreditem que irei tentar sair de casa sem o meu café da manhã e que irei deixar esse momento para hora e meia depois para não andar a provocar guerra entre o relógio biológico e a cafeína, mas não prometo nada!