Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

momentos-wook-billboard
14
Jan18

Racismo da H&M

| O Informador

hm.jpg

As grandes marcas mundiais possuem grandes e boas equipas a trabalhar para que nada falhe, no entanto por vezes surgem fatores que sempre escapam e que a sociedade não perdoam, bastando que alguém se sinta melindrado com determinada situação para que seja necessário voltar atrás num trabalho de meses para não ferir suscetibilidades.

Há dias surgiu no site e na aplicação da conhecida marca H&M uma imagem publicitária de um menino negro que veste uma camisola com a mensagem «o macaco mais fixe da selva» e a partir daí a polémica instalou-se com a revolta nas redes sociais, acusando a marca de racismo. A par desta imagem, uma outra foi colocada pela mesma coleção onde um menino branco veste uma camisola onde se pode ler «especialista em sobrevivência». Se a primeira não caiu bem, quando colocada lado-a-lado com a segunda, só levou a que a situação piorasse.

Muitos foram os comentários reacionários que se fizeram desde logo sentir, com pessoas a rejeitarem um regresso às conhecidas lojas da marca, tendo já vários famosos também comentado estas imagens publicitárias como vindo de uma empresa com atitudes menos boas, cheias de insensibilidade, perante o consumidor e a sociedade em que vivemos. 

A indignação perante este anúncio publicitário foi tanta que a marca já tornou público um pedido de desculpas, admitindo o erro, tendo cancelado e retirado as imagens dos seus meios publicitários e lojas online para que a revolta instalada passe rapidamente. 

Não quero desculpar a marca por este ato, no entanto olho para estas reações também como um ato extremista da sociedade. Sim, comparando as duas camisolas e com crianças de cor de pele diferentes a darem a sua cara pelas mesmas, foi uma má opção, mas aconteceu, não querendo acreditar que tenha sido um ato propositado o da criança negra ter calhado com a camisola que poderia suscitar mais suscetibilidade, porque se lhe tivessem vestido a outra, falando da sobrevivência, tenho quase a certeza que a polémica estaria instalada também.

Ou seja, neste caso o que me parece é que tanto num caso como em outro, quem optou por comentar de forma negativa este erro da H&M mostrou que jamais vestia aos seus filhos uma camisola com aquelas frases, porque se analisarmos bem estão ambas no mesmo patamar, somente uma foi lançada com a imagem de um menino negro e a outra com um menino branco, mas não vejo grandes diferenças nas duas frases, estando ambas com capacidades para provocar a discórdia, em modos não tão distintos assim. 

Estas sessões fotográficas são tiradas em catadupa, como se uma máquina de tiragem diária tivesse a imprimir dezenas de cópias em pouco tempo e acredito mesmo que este vestir e despir para se trocar de roupa e dar lugar ao próximo modelo fotográfico, não tenha dado sequer para pensar na polémica que poderiam vir a gerar com aquela camisola vestida numa criança que socialmente ainda vive com o preconceito.

Todos vivemos em sociedade, todos descendemos de uma espécie, qual o mal disto? Só vejo mal em toda esta polémica nas pessoas que a fizeram e não nas imagens lançadas pela marca em questão. Se levassem tudo com normalidade estes problemas não aconteciam desnecessariamente, mas como em pleno século XXI as pessoas continuam a gostar de se magoar e a lançar problemas que já deviam estar ultrapassados, logo surgiu este problema que adveio de pessoas maldosas que continuam a ver a raça negra como os descendentes diretos dos macacos, quando todos partimos do mesmo local para chegarmos ao que a humanidade é hoje. 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Mia

    Força, e que corra tudo bem.

  • Just_Smile

    Parabéns :) Que seja uma boa oportunidade :)

  • Vanda Maria

    Parabéns! Boa integração!

  • Cláudia C Silva

    Boa! Parabéns nesta nova fase! :DSeja o que for, d...

  • O Informador

    Sim, isso também acontece. Esquecem-se que quem tr...

Mensagens

Pesquisar