Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

phpceogEA6267bf9709cee.jpg

Com o avanço do tempo, os programas e jogos vão ficando cada vez mais exigentes, pedindo hardware mais potente para os correr, para além de toda a degradação natural das partes de um computador. Os computadores são máquinas que aquecem bastante, requerem alguma manutenção para aumentar a sua longevidade, mas a necessidade de substituição é inevitável se queremos uma máquina tão rápida como era nos seus dias.

Para um computador de mesa normalmente isso não é problema, a grande maioria das partes de um computador são substituíveis a qualquer momento, seja esta uma gráfica, um disco, um processador, facilmente mantemos um computador de mesa atualizado e com a sua performance no máximo. O mesmo não acontece com os portáteis.

A maioria das peças de hardware não podem ser trocadas, o que lhes limita bastante a capacidade de ir acompanhando o software que usamos. Mas isto não quer dizer que é impossível atualizar um portátil, existem coisas que podemos atualizar para lhes dar uma nova vida, como veremos na continuação.

 

Trocar o disco por um SSD

Atualmente esta é a peça mais interessante de se substituir para fazer um portátil funcionar melhor. A tecnologia SSD veio para ficar, pois oferece uma velocidade de leitura que um disco HDD não é capaz de rivalizar, o que faz com que no geral o computador fique muito mais rápido, tanto no arranque como na leitura de ficheiros.

É verdade que o preço dos SSD são um pouco acima dos antigos HDD, mas cada vez há mais soluções em conta, como podemos ver na loja JVS-Informatica.com, especialista em peças para computador.

 

Aumentar a memória RAM

Logo a seguir ao SSD, aumentar a quantidade de memória RAM é uma boa forma de melhorar o funcionamento do teu portátil. Este é um dos requisitos que está sempre a aumentar, pelo que é importante ir aumentando esta capacidade.

Tal como acontece com os discos SSD, é muito fácil alterar ou adicionar mais memória RAM a um portátil desde que, claro, se saiba o que se está a fazer.

 

Atualizar as drivers

Por vezes a má performance de um portátil é por culpa de alguma versão das drivers do teu hardware que ou não está 100% otimizada para o teu portátil, ou simplesmente por ser uma versão um pouco instável. Com a atualização das drivers para uma mais estável muitas vezes consegue-se melhorar o desempenho dessa peça de hardware específica.

A atualização das drivers pode ser feita através do software do fabricante (tenhas esta instalada no teu portátil ou a descarregues no site do mesmo) ou através do Windows Update (nas versões do Windows mais recentes).

 

Substituir a bateria

Se o problema principal do portátil é que tem a bateria “viciada” ou simplesmente não se aguenta muito tempo sem estar ligado à alimentação, alterar a bateria do portátil é a grande solução. É normal que, dependendo do que estejas a fazer, o portátil gaste mais ou menos bateria, mas não é normal que a energia armazenada basicamente “evapore”.

É muito importante, no entanto, saber escolher a bateria correcta para o teu portátil, já que existe centenas de baterias diferentes e cada bateria apenas é compatível com uma mão cheia de modelos.

 

Trocar a placa Wi-Fi

Quando o problema é a conectividade à Internet, isto poderá ficar resolvido através da substituição da placa Wi-Fi por uma mais recente e compatível com as normas que utilizas. A troca da placa Wi-Fi não costuma ser uma tarefa fácil e nem todos os portáteis o permitem, pelo que esta substituição deve ser feita por um técnico especializado em reparações de portáteis.

Em alternativa caso não queiras trocar ou simplesmente não é possível, existem dispositivos que podem ser ligados por USB que permitem também fazer as vezes de uma placa Wi-Fi.

 

Atualizar os programas instalados

Um pouco como as drivers do hardware, as versões de certos programas instalados poderão ser versões instáveis, seja isso por defeito, por alguma problema durante a instalação do dito programa ou inclusive por alguma incompatibilidade com alguma peça de hardware.

Ao atualizar-se por uma versão mais recente poderemos resolver este problema, mas o ideal será sempre confirmar na página dos responsáveis pelo programa para saber que as versões mais recentes poderão ter um melhor desempenho no teu portátil.

 

Instalar o sistema operativo mais recentes

Esta última opção praticamente faz parte da opção anterior, apesar de que atualizar um sistema operativo não ser tão fácil como um programa, caso a atualização seja para uma versão bem diferente.

É especialmente importante neste tipo de atualizações confirmar se o portátil que temos e todas as suas peças são compatíveis com o novo sistema operativo, para que essa atualização não prejudique mais do que beneficie.

 

Placas gráficas e processadores não podem ser atualizados

Ao contrário do que acontece com a maioria dos computadores de mesa, infelizmente não é possível trocar nem o CPU nem o GPU de um computador portátil, pelo que essa opção está completamente fora de questão. Este tipo de hardware é soldado à própria placa-mãe e por isso não é possível fazer a sua substituição.

Se no final de tentar todos estes pontos o portátil continua com um desempenho medíocre e a conclusão for que realmente a gráfica ou o processador já não dão o rendimento necessário, pois certamente estará na altura de substituir o portátil por um mais recente.

Mais sobre mim

foto do autor

Em www.bertrand.pt
Atual leitura
Mais Vendidos

Redes Sociais | Segue-me

Instagram
Facebook Twitter Pinterest Visita o perfil de O Informador no Pinterest. Goodreads

Última Leituras

Aconteceu em Paris
liked it
O título demonstra desde logo que o leitor irá visitar Paris. Amy acompanhou a sua amiga Kat até aos seus últimos dias de vida, mas as duas tinham um objetivo, viajar até à cidade do amor em segredo. Kat não conseguiu resistir mas Amy le...
O Pecado da Gueixa
liked it
A cultura japonesa está em grande destaque em O Pecado da Gueixa, através da perceção das regras comportamentais de um ninja, Hiro, protetor de um padre português, Mateus, que juntos irão investigar a morte de um samurai, Akechi-san, num...
O Silêncio da Cidade Branca
it was amazing
Nem sempre uma capa consegue representar o que está no seu interior, mas com O Silêncio da Cidade Branca primeiramente fui conquistado pela imagem que me remeteu para uma sinopse que conquistou. Já com esta obra em espera na mesa-de-cabe...

goodreads.com
BlogsPortugal
Bloglovin Follow

 Subscreve O Informador

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub