Autor: Margarida Rebelo Pinto
Data: Junho de 2016
Editora: Clube do Autor
Número de páginas: 240 páginas
Classificação: 3 em 5
Sinopse: "Vale sempre a pena viver uma história de amor até ao fim", diz Margarida Rebelo Pinto a propósito do seu novo livro. "Quando Voltares para Mim" reúne um conjunto de cartas entre cinco mulheres. É um livro que tem borboletas e pipocas, escrito tanto com a razão como com o coração, aceitando tão bem o sonho como a realidade, refletindo sobre as relações amorosas e tudo o que está ao nosso alcance para sermos felizes, acrescenta a autora. Vale quase tudo desde que haja amor. E de que falamos quando falamos de amor? Falamos de nós e daqueles que amamos, dos nossos sonhos e segredos, medos e desejos, relembra a autora, que regressa neste livro a um dos seus registos preferidos, à semelhança de "Diário da Tua Ausência" e de "O Dia em que te Esqueci". «No amor e na guerra vale tudo? Não. A guerra dentro do amor faz-se quando é preciso, mas no fim ninguém ganha. Levar um amor para a frente só tem sentido se for levado pelos dois, se for carregado a quatro braços quando se torna pesado, até recuperar a leveza. E só se entra em guerra quando já não há paz possível.» A autora traça neste livro um mapa das relações afetivas, nas suas mais diversas formas, com seriedade, humor, lucidez e emoção em doses iguais. Catarina, Matilde, Laura, Joana e Paula relatam nas cartas que trocam entre si as suas certezas e dúvidas, segredos e confissões, e tudo aquilo que as faz continuar a acreditar que o amor pode mudar a nossa vida para sempre.
Opinião: Através de um conjunto de cartas e emails Margarida Rebelo Pinto encontrou o mote para a sua mais recente obra, lançada pelo Clube do Autor. Cinco amigas que nem sempre se encontram fisicamente partilham o seu dia-a-dia através das redes sociais ou recorrendo à maneira antiga, as cartas enviadas via correio. Esta é um obra, talvez a mais marcante, destinada essencialmente ao público feminino, isto porque enquanto nos romances da autora os homens conseguem perceber como o mulherio lida e pensa perante determinadas situações conjugais, em Quando Voltares Para Mim isso também ocorre, mas o que acontece essencialmente é que passamos todo o livro, correspondência atrás de correspondência, a identificar situações das mulheres que nos são mais próximas através de Matilde, Paula, Joana, Catarina e Laura, sem esquecer que ao longo das mais de duzentas páginas também os desabafos e pensamentos da autora são revelados acerca das peripécias que são vividas dentro da experiência de um grande amor.
Matilde é o centro de toda a acção neste suposto romance disfarçado em crónicas e partilhas de amigas. Uma jovem mulher, super apaixonada por Vicente, que tanto está presente como no dia seguinte desaparece, deixando esperança e levando com os ataques das quatro amigas de Matilde que lhe fazem a cabeça para que não insista num homem que nem consegue estar sempre presente na sua vida. Os conselhos das amigas com experiência e casos bem particulares, semelhantes ou não, ao seu e o amor que sente por Vicente são os pesos de uma balança que tende sempre a ser levada pelo verdadeiro sentimento, como em muitos casos acontece, sem que se perceba a realidade. A espera, o caos, os pressentimentos, o medo e a esperança sobre a mudança vão batendo à porta de Matilde que se vê confrontada com a verdade dos factos que são acompanhados pela opinião das quatro amigas que mesmo longe conseguem estar presentes a todo o momento.
Uma escrita light, tal como é hábito pelo universo de Margarida Rebelo Pinto e que serve como boa companhia para os serões de leitura em que não se quer pegar numa história pesada de dramalhões e romances sem fim com imensos contratempos à mistura. No geral gostei e após anos sem pegar num romance de Margarida tenho a confessar que não fiquei desiludido e em breve poderei ter tendência a voltar!