Quando Vires um Gato Branco | Saki Murayama
Editorial Presença
Título: Quando Vires um Gato Branco
Título Original: Hyakka No Maho
Autor: Saki Murayama
Editora: Editorial Presença
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Junho de 2023
Páginas: 304
ISBN: 978-972-23-7124-7
Classificação: 3 em 5
Sinopse: Imagine que tem um desejo que gostava muito de ver realizado. Há uma forma de o conseguir, mas só quando vir um gato branco…
Na mais conhecida grande loja do Japão, esconde-se um segredo que tem passado ao longo de várias gerações: por entre prateleiras e maravilhosos produtos, passeia-se um gato branco, capaz de realizar desejos. Quem o consegue descobrir pode, finalmente, ver o seu maior desejo concedido. Mas encontrá-lo não é fácil: o gato branco esconde-se dos mil sonhos guardados no coração das pessoas…
No grande elevador dourado, Isana, a responsável por fazer os clientes subir e descer aos mágicos pisos da loja, sonha voltar a ver o pai, que a deixou ainda em criança. Na sapataria, encontramos Sakiko, que gostaria de reencontrar a sua melhor amiga, com quem não fala há anos. Na secção de produtos de luxo, vemos Kengo, que deseja saber quem é a mãe, que o abandonou à nascença. E no arquivo conhecemos Ichika, que quer recuperar um amor perdido. Todos acalentam a esperança de ver o gato branco. Todos têm memórias agridoces do passado ou um futuro cheio de incertezas, mas será que precisamos que tudo seja como sonhámos para sermos felizes? Quanta felicidade está, afinal, guardada na palavra surpresa?
Opinião: Isana, Sakiko, Kengo e Ichika são os quatro protagonistas de Quando Vires um Gato Branco e é através deste grupo de pessoas que o leitor é convidado a entrar numa grande superfície comercial localizada no centro de uma cidade fictícia do Japão. Todos trabalham no mesmo local, cada um no seu departamento, e todos têm em comum sonhos que acreditam que poderão ser realizados se um dia avistarem o famoso gato branco com um olho azul e o outro dourado que a magia do tempo tem deixado passar a ideia que vive no grande espaço comercial mas que poucos o dizem ter visto.
Este quatro rostos das lojas Hoshino são o exemplo de entre muitos de quem acredita no que não viu mas que não perdem a esperança de que um dia vão ver as suas vidas alteradas. Uns acreditam reencontrar familiares que os abandonaram ou amigos que deixaram de ver há bastante tempo, outros sonham voltar a encontrar uma paixão antiga, existem os que sonham em voltar a viver momentos que os fizeram felizes e os que ambicionam atingir uma vida melhor. Para isso todos os que acreditam na magia do famoso gato branco têm a esperança de se conseguirem cruzar com o pequeno felino entre as estantes dos famosos departamentos do espaço mas será que os sonhos e a capacidade de os realizar não está na força de vontade de cada um e junto de quem os rodeia?
Narrado na terceira pessoa, apresentando as ideias e vivências destas quatro personagens, Quando Vires um Gato Branco contém uma escrita poética e descritiva e ao mesmo tempo leve, otimista e serena, tendo Saki Murayama criado uma realidade ficcional neste romance onde a esperança de um futuro melhor ligado a lembranças positivas existe em cada um como um sonho que poderá ser concretizado.
Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Quando Vires um Gato Branco, de Saki Murayama