Problema Cristina Ferreira
Há uns meses a direção da TVI resolveu uma vez mais tentar apostar nos finais de tarde do canal para tentarem combater, talvez taco-a-taco, a liderança de anos do programa Preço Certo, apresentado por Fernando Mendes na RTP. A escolha do programa foi feita através de formatos internacionais de sucesso dentro dos moldes que queriam e a apresentação recaiu sobre Cristina Ferreira porque a aposta teria de ser com um dos rostos que mais audiências dá ao canal, seja em que horário for. Não sabiam os altos cargos da estação de Queluz que acabavam de criar no momento da decisão um grande problema que ainda hoje continua sem ser resolvido.
Vamos analisar! Cristina faz dupla no Você na Tv! com Manuel Luís Goucha há treze anos e embora o formato resulte com um só apresentador, a dupla é a dupla e as audiências podem começar a ressentir-se de forma mais permanente e não esporadicamente como já aconteceu desde que Cristina passou a marcar presença somente dois dias por semana nas manhãs e isto em semanas normais de gravações do concurso, porque existem alturas que passam dias e dias sem a apresentadora apresentar o matutino com Goucha. Se nas manhãs faz falta, ao final da tarde e após destronar a liderança de Fernando Mendes é quase dar um tiro no escuro se Cristina for trocada por outro rosto. Existem possibilidades como Leonor Poeiras dentro do canal para tomar a apresentação de Apanha Se Puderes, mas será que o público não se queixará e deixa de ver o formato de forma tão permanente? É aquele tiro no escuro que poderão dar um dia destes e que eu, enquanto diretor, já tinha dado com os especiais famosos. Sim, já tinha testado a Leonor ao lado de Pedro Teixeira na apresentação dos programas especiais para ver como as audiências se portavam.
As manhãs têm o problema de que Cristina faz falta, as tardes se a tirarem não sabem o que acontecerá a médio prazo e à noite? Outro problema! A estrela é das mais influentes e a par de Manuel Luís Goucha são os que têm alcançado os melhores resultados com os formatos que apresentam a solo ou em dupla em horário nobre nos últimos anos. Com uns dias nas manhãs e outros nas gravações das tardes que tempo sobra para Cristina voltar a fazer o seu Dança com as Estrelas ou ter uma nova aposta para os Domingos à noite? Não existe espaço para mais, mas a apresentadora faz falta também à noite e o problema torna-se assim ainda maior.
Sem querer e porque talvez não acreditassem no sucesso tão rápido de Apanha Se Puderes, a direção da TVI melhorou bastante os seus finais de tarde que levam assim o horário nobre para melhores valores, mas ficou sem Cristina de pedra e cal no seu Você na Tv! e impossibilitou a presença da sua estrela maior como grande aposta de horário nobre. E agora? Para já o que se sabe é que irá continuar como nos últimos meses, a marcar presença quando pode nas manhãs, a gravar a todo o gás o concurso das 19h00 e sem mais nada de momento.
Agora dizem-me vocês... De manhã podiam colocar um terceiro apresentador para ir rodando com a dupla. Pois podiam e acho até que resultava porque daqui a uns anos a parelha terá de se separar e ai os riscos serão maiores. O programa seria apresentado na mesma a dois mas iam rodando entre os três para que o público se habituasse a ver uma outra pessoa naquele horário. À tarde, como já vos disse, é um risco alterar a apresentadora porque as audiências podem começar logo a mudar. Aos serões existem muitos rostos no canal que podiam ser apostas, mas será que conseguem render tanto como uma Cristina?
O problema criado pela TVI em torno de Cristina este ano parece que veio para ficar e está para durar. Até quando vão continuar com esta fita de não decidirem se a apresentadora volta em definitivo para as suas manhãs ou se fica com os finais de tarde e pode em ambas as situações regressar ao horário nobre? Esticar não estica, mas há que assumir o sucesso e tentar apostar aos poucos num novo rosto para um dos lugares que a companheira de Goucha e Teixeira terá de deixar vago mais cedo ou mais tarde!