Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Prisioneira do Tempo | Livro II - Atlântico | Patrícia Madeira

prisioneira do tempo.jpg

Título: Prisioneira do Tempo | Livro II - Atlântico

Autor: Patrícia Madeira

Editora: Cultura Editora

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Junho de 2022

Páginas: 784

ISBN: 978-989-9096-27-1

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Como pode uma mulher regressar a casa, se ela própria já não é a mesma?

Depois de em Prisioneira do Tempo - Recife ter viajado para o Brasil de 1813 e vivenciado a Revolução Pernambucana, Manuela está agora de volta ao século XXI, trazendo com ela duas mágoas: a notícia de que o seu amado Francisco faleceu e toda uma antes impensável necessidade de adaptação ao presente.

Estará Henrique, o marido, à sua espera? As amizades permanecerão intactas mesmo após a distância? Voltará ela a viajar no tempo? Para quando? Para onde? E como poderá fazê-lo?

Do outro lado do Atlântico, porém, Francisco, um militar agora elevado a general, não morreu. Mas a certeza de que esse terá sido o destino de Manuela transformou-o num homem emocionalmente destruído.

Afastados pelo mar e pelos séculos, poderão eles reencontrar-se?

Esta é a ansiada continuação de uma história carregada de ação, emoção e acontecimentos históricos do século XIX que emocionou milhares de leitores.

 

Opinião: Recife, o primeiro volume da história de Prisioneira do Tempo, conquistou pela boa parceria conquistada entre ficção e factos históricos que Patrícia Madeira conseguiu implementar na sua criação tão bem conseguida onde através da vida de Manuela o leitor é convidado a viajar no tempo, do século XXI para o século XIX, mais concretamente até Recife, no ano de 1813. Com o regressar ao presente, as alterações na vida desta mulher são notórias, uma vez que não aceita o que deixou para trás, a sua paixão por Francisco, para voltar à sua vida, tão vazia e fora de si, no presente. E assim começa o segundo volume desta saga que é a Prisioneira do Tempo.

Iniciando todo o processo no presente onde regressou grávida, Manuela tenta mostrar ao seu marido Henrique, e para com a sua melhor amiga, tudo o que passou enquanto esteve desaparecida. Como explicar de forma a ser acreditada que esteve num passado tão longínquo onde viveu durante anos se não é possível viajar no tempo? Os meses passam no presente, a gravidez avança e uma nova perda acontece, deixando Manuela devastada, regressando assim a um tempo que já foi seu e onde tem tudo para redescobrir, num novo local, mas na mesma época. Estará afinal Francisco no passado, que acreditou ter perdido a sua amada para sempre, preparado para um encontro quando a sua vida parece estar, sem vontade, a seguir entre várias interrogações dentro de uma nova normalidade que não vai de encontro à sua vontade? Este regresso ao local onde foi feliz acontece, novas descobertas trazem consigo outras perspetivas de vida e também vários receios sobre um possível novo desgosto que a pode levar a regressar ao presente onde não deseja estar.

Neste segundo volume, Atlântico, de Prisioneira do Tempo, as descrições históricas existem em menor quantidade, dando a autora um maior destaque à parte ficcional sem esquecer as expressões de outros tempos que foram ficando socialmente até aos dias de hoje ou que são usadas nos dias que correm e que são explicadas entre as personagens do passado que desconhecem o que existe hoje.

Um excelente trabalho de pesquisa e pormenor que continua a fazer desta saga um romance muito bem conseguido, que neste segundo volume continua a agradar e a conquistar pela sua leitura fácil e de aprendizagem de momentos históricos enquanto o leitor é convidado a seguir as pisadas de Manuela onde os seus sonhos e receios se conjugam numa balança a favor do amor, a real ambição desta nossa protagonista que faz o leitor querer seguir em frente e esperar pela continuação desta história que tem tudo para continuar a fazer-nos companhia através de uma narrativa que se divide por dois séculos de forma tão simplificada e consistente que a vontade é percorrer cada caminho ao lado desta Manuela das nossas vidas.

Acessível, leve e de aprendizagem, a escrita de Patrícia Madeira recomenda-se e que assim continue na continuação que há-de chegar de Prisioneira do Tempo. 

 

Se ficaste com curiosidade, encomenda já o teu exemplar de Prisioneira do Tempo, Livro 2, Atlântico, de Patrícia Madeira

prisioneira do tempo capa.jpg