Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ebooks-billboard

Preço dos livros

Em Portugal tudo se queixa da falta de cultura do povo e também da falta de público nas artes e da fraca venda literária. No entanto e como a vida está fácil, agora chega-se a uma livraria e observa-se que além do IVA dos livros estar mais alto, as editoras também resolveram esticar a corda aos seus preços. Acham que é assim que vamos ler mais neste país tão bom de letras e com tanta falta de leitores?

Então agora os livros de autores mais conhecidos e premiados saltaram dos preços que rondavam os quinze/dezasseis euros para os vinte e tal? Mas o que é isto? Nós não vivemos na república das bananas, ou melhor, do ouro, para podermos andar a comprar livros a este preço todos os dias. Se lesse quatro ou cinco livros, dos mais recentes, por mês, gastava cerca de cem euros. E o resto? Tiro o que ganho só para a leitura e depois como vivo?

É um abuso o que as editoras estão a fazer, no entanto também percebo que o estado apertou a vida de todos e as empresas também têm mais impostos sobre as suas contas. Mas bolas, será mesmo necessário ter a nossa boa literatura a tão altos preços e depois quando comparamos o custo com os livros importados a diferença é abismal com mais de cinquenta por cento de diferença.

Falo por mim que gosto de ler... Custa-me dar mais de dezoito/dezanove euros por um livro que antes custava quinze/dezasseis!