Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Preço Certo é Rei

Publicado por O Informador, 12.12.19

preço certo.png

 

2012 assinalou a estreia do programa Preço Certo na programação da RTP. Com Carlos Cruz e depois Nicolau Breyner na apresentação da primeira fase, foi com Jorge Gabriel e depois com Fernando Mendes que o formato ganhou uma maior reputação na antena do canal público. Hoje, em 2019, a aposta do final de tarde continua a reinar e parece que assim irá continuar por não existir concorrência que se imponha por muito tempo.

Certo que ao longo dos doze meses, existem semanas, quando a concorrência estreia novos formatos mais fortes, que a liderança de Fernando Mendes fica ameaçada mas pela história já se sabe que será por pouco tempo. É que o Preço Certo pode perder uns dias, estando sempre perto do primeiro lugar mas rapidamente volta a agarrar o seu estatuto de líder e por isso a vontade de SIC e TVI em levarem para a sua programação o programa e apresentador para ficarem com uma estrela que rende bons valores e parece ser praticamente intocável.

Como é possível um programa quase com dezoito anos no ar, com um estúdio que vai levando ligeiros retoques com o tempo e com jogos básicos continuar a ser líder com estatuto e perante o qual a concorrência se preocupa por estar num horário importante. O formato é simples, bem conduzido por Fernando Mendes, que tem toda a empatia com o público e acima de tudo consegue ser uma das âncoras base da programação do canal. Concorrência elabora formatos para fazerem baixar os bons valores do Preço Certo, conseguem por uns tempos, mas o público continua fiel e regressa aos finais de tarde da RTP.

O que tem este formato assim de tão bom para não cansar ao longo de todos estes anos? Tem animação, tem um público que muito ajuda a fazer cada edição, tem povo e conhecimento por existir sempre curiosidade para ver quem está a tentar ganhar os prémios. Fernando Mendes tornou-se um verdadeiro apresentador que faz bom entretenimento com o seu toque de ator com bom improviso, a direção do canal sabe promover o que de melhor tem e não existe volta a dar. O Preço Certo tem tudo para continuar a ser o sucesso de sempre, quer venham os reality shows transformados em experiências sociais, os concursos, as novelas ou a informação na concorrência. O Preço Certo será sempre o Preço Certo de Fernando Mendes que vence a maior parte do ano as audiências no seu horário sem deixar que a concorrência triunfe com altos valores. Dizem que o espetador gosta de ver sempre o mesmo e que o formato é mais do que repetitivo, no entanto a verdade é que é um sucesso de audiências que causa alguns problemas a quem está do outro lado e tenta elaborar demais para não conseguir beliscar o que é certo, sempre igual e nada original. 

A opção dos canais do lado para derrubar esta arma forte é mesmo tirarem o apresentador do canal, o que parece ser complicado, a julgar pelas sucessivas tentativas que têm sido feitas nos últimos anos e levarem o formato consigo. Sem isso só conseguem sonhar com lideranças esporádicas com a noção que em pouco tempo a mesma volta ao Rei do humor dos finais de tarde da televisão ainda paga por todos nós. 

O Preço Certo é Rei perante príncipes e princesas que se colocam em bicos de pés através de tentativas para conquistarem um trono que há muito está bem entregue.