Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Planeta ou Plástico?

national geographic.jpg_large

A edição de Junho da revista National Geographic já está a gerar curiosidade pelo seu tema central, principalmente pela sua imagem de capa. Sendo vista como uma das melhores capas da história da publicação, a alusão à poluição dos mares por plástico já está a criar falatório pelas redes sociais pela perfeição e forma de apresentação. 

A capa da edição norte-americana da publicação é da autoria do mexicano Jorge Gamboa que retrata a campanha mundial «Planeta ou Plástico?», mostrando um saco submerso no oceano, representando ao mesmo tempo um iceberg. Esta imagem tem múltiplas interpretações, sendo essencialmente vista como uma das pontas do iceberg sobre a poluição dos oceanos por plásticos.

Intitulada por «Iceberg Plástico», esta imagem pretende alertar acima de tudo para as toneladas de lixo que anualmente invade os oceanos, existindo um alerta que tem vindo a ser fortemente discutido como forma de combater este flagelo causado pela sociedade dos tempos modernos e que pode vir a transformar-se num grande problema daqui a uns anos. 

Como forma de contribuir para a campanha, as edições com esta capa distribuídas nos Estados Unidos, Índia e Reino Unido foram para as bancas sem a habitual embalagem envolvente de plástico, algo que devia ser sempre feito, num ato que não vai salvar o mundo mas que dá o exemplo para outro tipo de alterações que podem aos poucos relativizar os comportamentos de todos nós. 

Uma imagem aparentemente simples mas bastante elaborada pelo seu significado onde mensagens importantes sobre os problemas do planeta em pleno século XXI são passadas através de um trabalho artístico que pode servir de símbolo para um recontar da história sobre a poluição dos oceanos. 

 

6 Comentários

Comentar post