Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pégaso | Danielle Steel

Bertrand Editora

pégaso.jpg

 

Título: Pégaso

Título original: Pegasus

Autor: Danielle Steel

Editora: Bertrand Editora

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Agosto de 2020

Páginas: 360

ISBN: 978-972-25-3590-8

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: No auge da Segunda Guerra Mundial, na Europa, Nicolas e Alex são dois homens viúvos que criam os filhos sozinhos. Levam uma vida pacata e feliz, até que um segredo há muito enterrado sobre os antepassados de Nicolas ameaça a segurança da sua família...

Para sobreviver, têm de fugir para a América. Os únicos bens que Nicolas e os filhos podem levar são oito cavalos de raça pura, dois deles deslumbrantes Lipizanos oferecidos por Alex. Essas criaturas magníficas permitem o acesso a uma nova vida, garantindo a Nicolas um emprego no famoso circo Ringling Brothers. Ele e o seu famoso cavalo branco, Pégaso, tornam-se a peça central do espetáculo e não tarda a que uma jovem e graciosa trapezista lhe roube o coração.

Com o passar dos anos de guerra, Nicolas esforça-se por se adaptar à sua nova vida, ao passo que Alex e a filha enfrentam um perigo crescente na Europa. Enquanto a tragédia se alastra, o que acontecerá a cada família quando a sua felicidade estiver nas mãos do destino?

Uma belíssima história sobre o destino de duas famílias que nunca deviam ter-se separado e cujo poderoso vínculo as manterá unidas para sempre.

 

Opinião: Iniciado pela época de 1930 num seio aristocrático na Alemanha, o leitor de Pégaso é convidado a conhecer os amigos Alex e Nick, que vivem em duas belas propriedades vizinhas e onde a criação e ensino de cavalos é um dos fortes de Alex, principalmente de lipizzan, a raça de cavalos que nasce preta e se torna magnificamente branca como flocos de neve. 

Tudo corre bem quando Nick descobre que em plena época em que Hitler começa a liderar a Alemanha, a sua mãe, que não conheceu e que pensou ter falecido no parto, tem origem judia, o que faz com que este jovem com dois pequenos filhos, órfãos, tenha de deixar o seu pai e amigos e as suas terras para não correr o risco de ser enviado pelos nazis para um campo de concentração. Sem futuro certo e sem capacidade de reação por também não saber fazer nada, é Alex que ajuda o seu amigo de vida a definir o futuro e fuga do país. Com a excelente e bem vistosa raça de cavalos lipizzan com bons exemplares na sua propriedade, Alex decide encaminhar e organizar a partida de Nick, dos seus dois filhos e de dois dos seus lipizzan para um circo nos EUA. 

Com uma viagem conturbada, o leitor é convidado também ele a apaixonar-se por esta raça de cavalos, lutando pela sua sobrevivência ao longo das semanas entre comboios e navios, até que o dia de chegada acontece com grandes receios. Os tempos passam, o número circense com os cavalos torna-se um sucesso, Nick apaixona-se após vários anos de solidão e a sua vida recomeça, num outro local, longe da vida que sempre teve, para se tornar numa das estrelas principais do espetáculo. 

Pégaso, o cavalo macho desta história que dá o nome ao livro, é a estrela animal do enredo, mostrando a orientação, sensibilidade e amizade que os animais nos têm com o poder de gratidão que existe com todos os cuidados que lhes são dados. Neste romance histórico, onde geralmente Danielle Steel não vai com tanta frequência, é contada a vida entre quatro gerações de uma família com os amigos sempre longe mas bem perto, contando com personagens bem enriquecidas e fortes que transmitem ao leitor os reais sentimentos exigidos, para mais com uma escrita tão leve e perfeita como só Steel me consegue convencer. Do início ao fim tudo tão bem composto e desta vez até o final conseguiu ser surpreendente e totalmente inesperado, mostrando que não existem separações definitivas na vida. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Pégaso

danielle steel.jpg