Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Passadeira para que te quero

passadeira estrada.jpg

Portugal no século XXI tem as estradas dos pequenos e grandes centros urbanos recheadas de passadeiras para ajudar os peões a atravessarem de um lado para o outro entre o trânsito que nem sempre está calmo. O que me chateia um pouco é ver que as regras de trânsito existem, os condutores nem sempre mas quase sempre cumprem o dever de parar para deixar os peões circularem e quem acaba por não procurar a dita passadeira é mesmo aquele peão que acha que tem de atravessar a estrada em qualquer local, mesmo que o local ideal esteja localizado a uns metros três ou quatro metros de distância.

Será que a sociedade dos nossos tempos ainda não percebeu como é fácil respeitar as regras de trânsito, tanto para quem circula num veículo ou a pé? Não custa nada andar uns metros a mais e atravessar a estrada em segurança sem se colocar em risco e também sem poder baralhar a condução de quem segue ao volante e que se depara do nada com um vulto, por vezes com crianças a acompanhar ou animais de estimação, a sair de um espaço de calçada para o meio da estrada com o objetivo de numa simples corrida chegar ao outro lado. O pior é que nem sempre aquele atravessar rápido é visível por parte do condutor que ao não ter sinalização no local segue na sua vida quando se depara com algo no centro da estrada num passo mais apressado que nem sempre corre bem. 

As passadeiras existem aos milhares, senão mesmo aos milhões, pelo país fora e todos sabemos para o que servem, não querendo acreditar que o lema "passadeira para que te quero" seja levado a sério no nosso país, embora por vezes veja que isso acontece perante os atos de muitos seres humanos que andam por aí.