Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

infantil-billboard
06
Mai20

Passa Por Mim no Rossio, uma Memória na RTP1

passa por mim no rossio.jpg

 

03 de Maio de 2020, tarde de Domingo, tempos de quarentena, momento de zapping pela televisão e eis que numa paragem pela RTP1 percebo que estão a passar o espetáculo de 1991, Passa Por Mim no Rossio, uma retrospetiva da revista à portuguesa recheada de memórias entre 1851 até ao 25 de Abril de 1974 e que encheu a sala do Teatro Nacional D. Maria II numa temporada de grande sucesso e com direito a tournée nacional. Sei que esta produção teatral marcou a história dos palcos nacionais, mas a questão que aqui coloco é só uma... Uma gravação de 1991 a passar em plena tarde de Domingo na RTP1 quando existe um canal apelidado por RTP Memória?

Algo parece não bater certo nas decisões que o diretor do canal, José Fragoso de seu nome, parece andar a fazer para ocupar os tempos livres da RTP em tempos de pandemia e sem novos programas para lançar neste momento. Será que não existe cinema nacional, formatos que passaram despercebidos em outros horários e mesmo entrevistas e reportagens mais recentes para poderem ser transmitidas? Passar um espetáculo histórico de 1991 num canal principal quando existe uma haste com Memória onde estas recordações fazem sentido passar também para chamar público para o que parece ser um dos irmãos bastardos do canal público de televisão não faz de todo sentido. 

Sabemos que agora é tempo de #EstudoEmCasa pela RTP Memória ao longo da semana de manhã e até meio da tarde, mas todos os outros horários estão livres e estas gravações com história e algum bolor podem bem fazer parte da programação selecionada para horas livres, em detrimento de passarem formatos internacionais comprados somente porque são antigos. Nacional é bom e recomenda-se, mas tudo no seu devido lugar e espaço!

Já agora lembro que Passa Por Mim no Rossio contou com Filipe La Féria aos comandos de um elenco de luxo e que marcou a representação em Portugal na altura e com nomes que serão sempre recordados, como Varela Silva, Eunice Muñoz, Fernanda Borsatti, Curado Ribeiro, Henriqueta Maya, Lourdes Norberto, São José Lapa, Ruy de Carvalho, Paula Mora, Rita Ribeiro, Irene Isidro, Simone de Oliveira e Carlos Quintas.

Um bom espetáculo, mas seria bem dispensável de passar num dos principais canais de televisão, em horário familiar, quando para mais a instituição pública de televisão nacional tem o espaço Memória à disposição destas recordações. 

 

passa por mim no rossio elenco.jpg

 

 

Música, Cinema e Teatro