Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Ouve mais e fala menos!

conversador.jpg

Sabia que as pessoas percebidas como melhores conversadoras são aquelas que mais ouvem? Verdade! Para ganhar poder, lembre-se! Ouça mais e fale menos!

Alexandre Monteiro, no seu livro Torne-se Um Decifrador de Pessoas

No seu livro Torne-se um Decifrador de Pessoas, Alexandre Monteiro, partilha várias dicas junto dos seus leitores, entre elas a que citei acima que acaba por refletir um pouco sobre o que penso. Ouvir mais e falar menos, aprender, adquirir conhecimento e ao mesmo tempo deixar que do outro lado partilhem quando existe vontade de desbravar caminho através das palavras. Sempre se aprende a ouvir e assinalar um bom conversador nem sempre é sinónimo de uma pessoa que fala muito, bastante e até demais.

Um conversador tem que saber conduzir um tema, sem cansar e abusar do tempo permitido por cada um para destacar um assunto. Um bom conversador sabe ouvir ao mesmo tempo que partilha as suas ideias, deixando espaço para o próximo poder ter o seu momento de partilha. Um bom conversador é diplomata e sabe dividir o seu tempo de antena no centro de uma conversa a dois ou em grupo, existindo uma disciplina necessária sem que exista necessariamente o destaque de alguém pelo cansaço, que na maioria das vezes nem é notado, pelo próprio.

Um bom conversador sabe ouvir para poder falar e existe tão boa gente com a preocupação de falar demais sem deixar que exista reciprocidade. 

6 Comentários

Comentar post