Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Hdeusesemitos-billboard

Os Podcasts

podcast.jpg

O mundo dos Podcasts chegou tarde ao meu universo, deixando-me render somente ao longo deste ano, em fase de pandemia. No entanto com o tempo fui ganhando os meus protagonistas e agora tenho uns quantos programas que ouço regularmente sem perder um episódio.

Eis que a Joana Marques com o seu Extremamente Desagradável não falham. Um novo episódio sai diariamente, de Segunda a Sexta-feira, e praticamente é ouvido no dia ou no seguinte. Uns dez minutos diários com os comentários da Joana sobre os temas sociais, com grande destaque aos famosos da nossa praça num espaço de humor que encaixa dentro do seu programa As Três da Manhã, na Renascença, e que o sucesso fez com que o Extremamente ganhasse o seu próprio podcast e atingisse os programas mais ouvidos diariamente. 

Quem também me chega quase diariamente é O Homem Que Mordeu o Cão, do Nuno Markl, também um podcast que deriva do Programa das Manhãs da Rádio Comercial. Uma rubrica de sucesso sobre curiosidades e situações inusitadas, que já deu origem a livros e jogos e que ganhou também um espaço no mundo dos podcasts mais ouvidos em Portugal. 

A Bumba na Fofinha também chega quase diariamente, embora existam temporadas em que o diariamente não aconteça assim com tanta frequência. O Fuso é o humor em estado puro como a Bumba já nos habituou. Neste caso os episódios têm uma duração diferente entre si, dependendo do que a moça nos tem para dizer sobre os variados temas escolhidos. 

E o que dizer do Bate Pé da Mafalda Castro e do Rui Simões? Não tenho a certeza, mas tenho quase, que este foi o primeiro podcast que comecei a ouvir de forma regular, tendo recuado aos primeiros episódios e ouvido tudo de seguida até apanhar o presente. Cada episódio semanal de Bate Pé ronda uma hora, mais coisa menos coisa, e o casal vai comentando e dando a sua opinião sobre os temas da semana, dando dicas e acabando por contar ao mesmo tempo situações das suas vidas. Com este projeto da Mafalda e do Rui por vezes sinto que estou sentado no sofá com os dois em amena cavaqueira porque é mesmo assim que eles conduzem cada episódio, levando o ouvinte a querer estar com eles todas as semanas. 

Quem chegou recentemente ao mundo dos podcasts com um projeto seu foi o António Raminhos com o Somos Todos Malucos. Uma entrevista por semana, também ela com cerca de uma hora, onde um convidado é a estrela do episódio, para se falar sobre os projetos, sonhos e vida de quem se coloca de frente ao Raminhos. Neste espaço existe tempo para falar a sério mas também brincar e comentar a sociedade, ao bom estilo do condutor do Somos Todos Malucos.

Na Caravana é um formato semanal de entrevistas conduzido por Rita Ferro Alvim. Hesitei mas após ouvir a primeira fiquei e tenho ouvido todas as semanas, se a convidada me interessar, claro, a conversa que a Rita leva em diante. Na Caravana a entrevista parece ser feita entre amigas que se conhecem e/ou que se admiram, sendo uma hora de boa disposição mas com momentos sérios e por vezes reveladores sobre as convidadas. Quem gosta de ouvir conversar e queira conhecer um pouco melhor algumas figuras da nossa praça deve tentar acompanhar esta caravana. 

Mais recentemente comecei a ouvir Palavra, de Maria Isaac, um podcast virado para o mundo dos livros, que fica disponível quinzenalmente e com episódios curtos. Também comecei a ouvir o Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer, o conhecido Governo Sombra, de João Miguel Tavares, Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira e Carlos Vaz Marques, onde o debate sobre a atualidade está em cima da mesa. E a surpresa da temporada é mesmo o regresso de A Noite da Má Língua, que há vinte e cinco anos foi um formato televisivo de sucesso nos serões da SIC e que agora regressa em podcast semanal com o anfitriã do costume, Júlia Pinheiro, que continua a ter ao seu lado Rita Blanco, Rui Zink e Manuel Serrão para uma conversa de amigos sobre tudo e mais alguma coisa com a critica na ponta da língua.

De momento estes são os meus podcasts diários e semanais que me fazem companhia. A maioria dentro de um estilo de comentário social, de partilha de vivências, e sempre com a boa disposição presente, mas também deixando que a atualidade política, nacional e internacional, estejam presentes como forma de atualização, dando espaço para conhecer novos protagonistas deste bom companheiro de viagens e de momentos calmos do dia-a-dia, o podcast.

12 Comentários

Comentar post