Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Os Filhos da Droga | Christiane F.

os filhos da droga.jpg

Título: Os Filhos da Droga

Título Original: Moi, Christiane F, 13 ans, droguée, prostituée,,,

Autor: Christiane F. 

Editora: Editorial Bizânzio

Edição: 4ª Edição

Lançamento: Maio de 2011

Páginas: 304

ISBN: 978-972-53-0481-5

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Este testemunho impressionante tem tido um impacto imenso por todo o mundo desde que foi publicado pela primeira vez. O relato desta adolescente sensível e inteligente, que menos de dois anos após ter fumado o seu primeiro «charro» se prostitui depois das aulas para pagar a sua dose diária de heroína, e o pungente testemunho da sua mãe fazem de Os Filhos da Droga um livro sem paralelo. Estas páginas ensinam-nos muito, não apenas sobre a droga e o desespero, mas também sobre a deterioração do mundo de hoje.

 

Opinião: Aos 12 anos Christiane F. fumou o seu primeiro charro e a partir daí entrou numa forte espiral perante o mundo das drogas. Os Filhos da Droga é um retrato bem real e chocante sobre o flagelo que as drogas causam na vida de quem se deixa cair nesta teia. Christiane viveu desde cedo a separação dos pais, tendo sido uns anos mais tarde separada da sua irmã que decidiu viver com o pai de ambas, deixando-a com a mãe. Sozinha e sem ambições, esta jovem encontrou num pequeno grupo de amigos o seu refúgio e foi a partir daí que o haxixe e a heroína começaram a fazer parte do seu dia-a-dia. Vivendo numa época de consumo fácil, esta adolescente entrou no vício para se sentir aceite e até ao momento de ficar dependente ao ponto de se prostituir para ter como comprar novas doses diárias passaram somente uns anos. Enquanto isto o leitor é convidado a conhecer também o relato triste e ausente da mãe desta jovem que parece ter vivido todo este problema muito à parte sem perceber o que realmente significava o caminho onde Christiane tinha entrado, sendo esta situação vista e tratada muito à distância por parte de quem sempre tem o dever de cuidar e encaminhar. O vício, a desintoxicação, a prostituição e a negligência de muitos nos cuidados para com quem cai na teia da droga estão em destaque neste testemunho que continua a ser um dos livros mais lidos de todo o Mundo por continuar a marcar gerações.

Este é um livro que estava com muitos anos em atraso para ser lido por motivos pessoais que sempre me levaram a adiar esta companhia que sabia que me iria tocar por me fazer viajar um pouco a um passado que mesmo com alguma distância me fez voltar às memórias de pessoas que partiram e que se deixaram levar durante anos e anos por este problema que continua a afectar pessoas e a arrastar as suas famílias para um problema que parece não ter fim. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Os Filhos da Droga, de Christiane F.

2 Comentários

Comentar post