Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ebooks-billboard

Opinião Final - O Teu Rosto Será o Último

O Teu Rosto Será o Último, da autoria de João Ricardo Pedro foi, para mim, o melhor livro de autor português que adquiri e li neste ano de 2012.

Partindo para um universo bem nacional e com uma personagem que podia ser qualquer um de nós há uns anos atrás, nesta obra revelação da Leya consegue-se perceber que a sociedade consegue mover multidões para o mesmo fim. A vida em função dos outros acontece, mas existe sempre quem a consiga contrariar.

Ao longo deste livro consegui viver com o Duarte, com os seus pais, com os avós e mesmo com os vizinhos. Percebi sentimentos familiares de forma bem real, apercebi-me do quanto é importante olhar para o lado para saber quem está do nosso lado e quem não nos quer bem. Em O Teu Rosto Será o Último são vividos e caracterizados muitíssimos altos e baixos nas vidas das várias personagens que se cruzam e descruzam, nascem e morrem, aparecem e desaparecem da vida uns dos outros sem pedirem licença, sem terem medo de estarem a mais. Eles pertencem ao mesmo mundo e ao mesmo meio social.

Uma imagem dá o mote para o grande final que nos deixa a pensar sobre a ideia de que desde que nascemos, até partirmos, vivemos numa comunidade que nos orienta para sermos tal como somos, sem fugir das leis reais. Uma obra de conflitos interiores que todos enfrentam, mas onde, na minha visão, só um consegue sobreviver ao que lhe é teoricamente imposto pelos outros, seguindo a sua própria vontade para ser feliz, não querendo ser igual a ninguém, mas sim a si próprio.

O Teu Rosto Será o Último é, sem dúvida nenhuma, uma obra que deve ser lida e aconselhada a quem gosta de bons livros.

1 Comentário

Comentar post