Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hdeusesemitos-billboard

O Sonho de Amadeo | Leonardo Costa de Oliveira

Guerra e Paz

O Sonho de Amadeo

Título: O Sonho de Amadeo

Autor: Leonardo Costa de Oliveira

Editora: Guerra e Paz

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Agosto de 2021

Páginas: 136

ISBN: 978-989-702-655-3

Classificação: 2 em 5

 

Sinopse: Amadeo acorda esbaforido após sonhar que foi assassinado com um tiro no peito. Um homem idoso, que não reconhece, aponta-lhe um revólver e atira. Amadeo pinta e faz gravações dos pormenores de que se consegue lembrar, mas falta sempre o detalhe principal: o rosto do assassino.
Certo dia, recebe um envelope com um cartão-postal de uma cidade sobre a qual nunca ouviu falar. No cartão há uma imagem que o remete para um dos sonhos. Amadeo toma uma decisão: tentará encontrar aquela cidade. Por onde começar? Talvez a pista esteja na próxima noite mal dormida.

 

Opinião: O romance de Leonardo Costa de Oliveira, O Sonho de Amadeo, é a obra vencedora do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novas Obras em Língua Portuguesa, tendo sido publicada em simultâneo em Portugal e no Brasil, no entanto esta narrativa premiada não me conseguiu convencer, fazendo com que a sua leitura se tornasse arrastada. 

Numa viagem pela solidão, encontrei Amadeo, que no início da história se muda para uma casa desabitada há mais de uma década. Sem a movimentação de outros lugares, este homem vive das suas memórias para encontrar a explicação sobre o rumo tomado na sua vida. Olhando e questionando comportamentos e ações, é no dia-a-dia e através dos sonhos que Amadeo procura a verdade sobre o rumo que tem tomado e a razão de ter sonhado, quase acordado, com a sua própria morte numa noite mal dormida.

Arrastei esta leitura, também porque não senti entusiasmo, no entanto vejo que esta história tem mesmo, para quem a compreende na perfeição, de ser levada com calma para que as reflexões de Amadeo possam ter significado. O Sonho de Amadeo tem cuidado e ao mesmo tempo acaba por elaborar de mais sobre os pensamentos obtidos, existindo um bom trabalho de autor que segue um caminho conciso e refletivo que não consegue agradar a todos, como em tudo na vida. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Sonho de Amadeo, de Leonardo Costa de Oliveira

o sonho de amadeo capa.jpg