O Rapaz | Cláudio Ramos
Alma dos Livros
Título: O Rapaz
Autor: Cláudio Ramos
Editora: Alma dos Livros
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Abril de 2024
Páginas: 320
ISBN: 978-989-570-239-8
Classificação: 4 em 5
Sinopse: Sou dos que acredita que se pode amar uma pessoa a vida toda e toda a vida pode até ser pequena para tanto amor. Não temos de amar todos na mesma medida, nem tomar o pulso ao que os outros sentem. Vamos aprendendo com a idade que o amor é só isso e nada mais. Não o devemos exibir, complicar, humilhar, amachucar de forma a chamar a atenção para outra coisa qualquer. O amor é só amor e qualquer história de amor conta isso mesmo.
A história deste livro é a de uma paixão vivida fora de tempo, talvez fora de horas, por duas pessoas que se encontram no lugar certo, mas no tempo errado.
Quando me perguntam porque escrevo sobre o amor, é porque não acredito que exista força maior. O amor é agarrar em coisas boas e transformar a vida, colando-as umas nas outras de maneira que fiquem poucos espaços para outra coisa que não seja o amor. É amar um lugar, um cheiro, uma lembrança, um animal, uma música, é gostar de andar na rua, é ter vontade de sentir a chuva, o vento, de aproveitar o sol.
O amor é vida que cada um de nós tem de aproveitar se nos bater à porta. Nunca percam de vista a vossa pessoa certa. Vale sempre a pena tentar. Sempre!
Opinião: O Amor é o principal aliado de O Rapaz, o romance onde Cláudio Ramos entrega a sua liberdade perante a escrita de uma obra que afirma ser de ficção mas onde se vê tanto do seu autor em cada página onde de menino a adulto apaixonado, dos confrontos e das transparências, se encontra um homem que acredita que é possível amar, mesmo com todos os entraves que por vezes as relações trazem consigo.
Um romance gay, que vive entre memórias da criança que este rapaz foi e do rapaz que se tornou perante a vida que lhe foi colocando entraves em paralelo com as conquistas com que sempre sonhou.
Aqui, encontramos um homem apaixonado mas ao mesmo tempo magoado por um passado onde se apaixonou e entregou de forma total e acabou por sofrer com a desilusão por existir do outro lado quem não estava preparado para amar e se entregar. Como alguém me disse um dia, «és a pessoa certa, não nos encontramos foi no momento certo», e é muito isso que se destaca em O Rapaz onde o medo de voltar a amar após a mágoa existe, mas onde os contornos de quem chega de novo com vontade fazem ser possível acreditar sentir de outra forma o poder da atração entre dois seres que se querem.
Frágil, sincero, real e muito do Claúdio está neste livro e só por sentir que tanto que aqui é contado é a verdade deixei-me conquistar muito facilmente ao longo desta leitura que após as primeiras páginas não mais quis largar.
Por muito medo que se tenha perante nuvens menos boas que já passaram, é sempre possível acreditar que vai valer a pena seguir em frente, acredita!
Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Rapaz, de Cláudio Ramos