Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

O Novo Eu | Halle Butler

Euforia

o novo eu.jpg

Título: O Novo Eu

Título Original: The New Me

Autor: Halle Butler

Editora: Euforia

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Setembro de 2023

Páginas: 192

ISBN: 978-989-91-35291-0-2

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Millie tem trinta anos e não consegue dar um rumo à sua vida, passando os dias a saltar de trabalho temporário em trabalho temporário. As noites, passa-as sozinha no seu apartamento, obcecada sobre como é que poderia dar a volta à situação – ao seu trabalho, à sua atitude, à sua aparência, à sua vida. Depois, vê televisão até adormecer e o ciclo recomeça no dia seguinte.

Quando surge a oportunidade de ter uma oferta de emprego estável e a tempo inteiro, Millie começa a ver a luz ao fundo do túnel e a acreditar que a vida melhor com que sonha pode estar agora ao seu alcance: comprar roupas de marca, ter comida saudável em casa e atingir a independência financeira.

Mas, vinda das angustiantes profundezas da sua mente, chega-lhe a paralisante constatação de que esta oferta de felicidade pode, afinal, estar esvaziada de sentido. Será que Millie irá encontrar o seu Novo Eu?

Uma comédia negra como breu, este o novo romance de leitura obrigatória da autora Halle Butler: de choque entre as expectativas da protagonista e uma realidade sem encanto.

 

Opinião: Millie tem trinta anos e vive sozinha em Nova York. Millie foi uma grande incógnita para mim do início ao final do livro por não me conseguir identificar em altura alguma com esta jovem mulher que acredita nos seus pensamentos mesmo quando tem a sua vida a girar num autêntico carrossel onde se sente solitária desde que terminou o seu namoro há mais de quatro anos, tem um emprego temporário onde se esforça mas percebe que não é bem aceite, sem vida social e ao mesmo tempo iludida por sentir várias vezes um estado emocional contrário ao que realmente está a viver.

Millie chega ao leitor no momento em que tem dia após dia uma rotina exata e frustrante na sua vida, até que encontra um emprego que a faz sentir alguma esperança na mudança, no entanto O Novo Eu em que começa a acreditar não passa de uma ilusão, uma vez que o problema está em si e na sua própria fraqueza para dar a volta a uma situação onde parece bem encostada e ao mesmo tempo confortável para criar um motivo de mudança, mesmo sendo a própria a perceber e a desabafar sobre o seu estado solitário e de sofrimento. Isto é o chamado pescadinha de rabo na boca, tudo está mal, mas também nada se faz para se mudar essa situação, então tudo tende a continuar do mesmo modo. 

Este não é aquele romance fascinante tão apregoado, ficando com a ideia de que terminou tal como começou sem uma real solução para a situação de Millie, existindo uma mulher que se queixa, percebe que está mal, mas que se deixa ficar a observar a vida a passar mesmo à sua frente, muito fruta da sociedade onde se integra, do cada um por si, e do amparo que a sua família lhe vai dando como uma almofada amortecedora para aparar os golpes de fraqueza.

O Novo Eu podia transmitir um momento de abanão pessoal para Millie, não passando de uma passagem de um período de ausência que já vem de trás e parece assim continuar...

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Novo Eu, de Halle Butler

o novo eu capa.webp