Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hdeusesemitos-billboard

O Livro dos Dois Caminhos | Jodi Picoult

Editorial Presença

o Livro dos Dois Caminhos

Título: O Livro dos Dois Caminhos

Título Original: The Book of Two Ways

Autor: Jodi Picoult

Editora: Editorial Presença

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Abril de 2021

Páginas: 472

ISBN: 978-972-23-6695-3

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Como seríamos se não nos tivéssemos tornado na pessoa que somos agora?

Dawn é um anjo da morte: a sua vida é ajudar pessoas a fazerem a transição final em paz. Mas quando o avião em que se encontra se despenha, ela dá por si a pensar não na vida perfeita que tem, mas na vida que foi forçada a abandonar quinze anos antes, quando deixou para trás uma carreira em Egiptologia e um homem que amava.

Contra todas as probabilidades, Dawn sobrevive, e a companhia aérea oferece-lhe um bilhete para onde ela queira ir - mas a resposta a essa pergunta parece-lhe de súbito incerta. Dawn enfrenta agora questões que nunca se fez: O que é uma vida bem vivida? O que deixamos para trás quando partimos? E somos nós que fazemos as nossas escolhas, ou são as nossas escolhas que nos fazem?

Dawn tem pela frente dois futuros possíveis e uma escolha… impossível.

 

Opinião: A vida é levada consoante determinadas escolhas, no entanto em certos momentos surgem sempre as dúvidas sobre o "e se" tivesse optado por seguir outro caminho em determinada altura. "E se" não tivesse virado naquela esquina e não me tivesse cruzado com determinada pessoa. "E se" tivesse mesmo viajado quando tudo estava planeado e acabei por desistir. As dúvidas surgem geralmente em momentos menos bons de cada vida e as questões sobre determinadas decisões surgem ao de cima numa balança onde o rumo tomado nem sempre pesa mais perante a ideia do que se poderia ter escolhido e ficou para trás. 

 

Numa história simultânea entre o passado no Egipto, onde Dawn enquanto egiptóloga vive um belo romance ao lado do seu companheiro de investigação Wyatt e o presente onde é uma doula da morte, ajudando pessoas a transitar para a partida terrena, em Boston, casada com Win, com quem tem uma filha, Meret, esta história é contada num simultâneo entre a realidade, o passado e o desejo.

O Livro dos Dois Caminhos é daqueles romances que partilha as páginas com aulas de história e conhecimento científico sem que os dois pontos interfiram no espaço abusivo do outro ponto. Uma bela comunhão entre passado e presente, conhecimento e romance, numa história de incertezas onde os sentimentos estão em grande destaque pelas escolhas feitas em determinados momentos. O medo, a incerteza, as diferenças, e a real questão... Afinal de contas o grande amor de uma vida é facilmente esquecido com uma mudança de trajeto?

De escrita rápida mas elaborando demais nos espaços técnicos sobre egiptologia, Jodi Picoult pode com este livro ser mais do mesmo para os seus habituais leitores, no entanto a mim até me deixou com alguma curiosidade sobre a sua obra com dezenas de publicações lançadas para tentar perceber que verdades se unem com ficção na escrita desta mulher das letras reconhecida mundialmente pelos seus sucessos.

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Livro dos Dois Caminhos, de Jodi Picoult

o Livro dos Dois Caminhos