Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

O Livro dos Baltimore | Joël Dicker

Alfaguara

O Livro dos Baltimore

 

Título: O Livro dos Baltimore

Título Original: Le Livre des Baltimore

Autor: Joël Dicker

Editora: Alfagura

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Maio de 2020

Páginas: 552

ISBN: 978-989-665-067-4

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Até ao dia do Drama, existiam dois ramos da família Goldman: os Goldman de Baltimore e os Goldman de Montclair.

O ramo de Baltimore, próspero e bafejado pela sorte, mora numa luxuosa mansão. Encarna a imagem da elite americana, abastada e influente, que vive em bairros exclusivos, passa férias nos Hamptons e frequenta colégios privados. Já os Goldman de Montclair são uma típica família de classe média e vivem numa casa banal em Nova Jérsia. É a esta família modesta que pertence Marcus Goldman, autor do romance "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert". Mas era à família feliz e privilegiada de Baltimore que Marcus secretamente desejava pertencer.

Mas tudo isto se transforma com o Drama.

Oito anos depois do dia que tudo mudou, é a história da sua família que Marcus Goldman decide investigar. Movido pelas memórias felizes dos tempos áureos de Baltimore, procura descobrir o que se passou no dia do Drama, que mudaria para sempre o destino da família.

O que aconteceu realmente aos Goldman de Baltimore?

 

Opinião: Joël Dicker voltou, após o surpreendente e merecido sucesso de A Verdade sobre o caso Harry Quebert, e não deixou de surpreender. O Livro dos Baltimore dá de novo voz a Marcus, o já conhecido autor da obra anterior, que numa história contada em três fases temporais - antes do Drama, um ano após o Drama e oito anos após o Drama -, são lançados diferentes enigmas junto do leitor, enigmas esses que se vão tornando reais ou ainda mais complexos consoante o enredo vai avançando, novos acontecimentos vão sendo relatados e os mais diversos pontos de vista divulgados para que seja difícil descortinar de forma fácil o que aconteceu na verdade entre o Gangue dos Goldman. 

Como todo o Drama terá acontecido sem que Marcus, sempre presente, se tivesse dado conta sobre o que se andava a passar e a ser preparado pelos primos com quem passava muito do seu tempo livre? Conhecemos os Goldman de Baltimore e os Goldman de Montclair. Marcus era do núcleo de Montclair mas sempre teve o sonho de pertencer ao Baltimore que ostentavam poder e liberdade perante a parte mais frágil da família. Afinal de contas o que esconde o passando dos Baltimore para se terem valorizado que os Montclair não conseguiram com o tempo? Valeria mesmo a pena pertencer onde não se pertence por direito? É que o tempo dita as regras e avança com as verdades dos factos, já que as conclusões conseguem provar que as premissas e desenvolvimentos com meandros menos bons conseguem deitar tudo a perder. 

Numa história recheada de altos e baixos, com algumas previsibilidades e onde a realidade é descrita como se estivesse a decorrer na frente do leitor, O Livro dos Baltimore descreve factos com todo o realismo possível com personagens bem conseguidas e sem floreados que nos fazem querer viver a sua realidade no mesmo espaço e condição apresentadas através de uma narrativa bem construída e envolvente do início ao fim. 

Joël Dicker lança o isco, dá-lhe destaque, envolve e em menos de nada estica o fio para que no momento em que tudo parece estar a desenrolar se volta a baralhar para que o leitor tenha de correr atrás do prejuízo e volte a ficar baralhado sobre como tudo aconteceu e em que circunstâncias. Quais as razões para todo o Drama ter surgido? Afinal de contas o que une pode separar e entre dois núcleos familiares existem questões monetárias, de invejas, encontros, azares e conflitos que ficam sempre por resolver. 

Dicker prova com O Livro dos Baltimore que continua numa ascensão notória na arte do thriller de suspense, conseguindo facilmente resgatar leitores nos momentos certos para o envolvimento ao longo da história que se torna intimista pela sua complexidade e organização, já que nada é contado antes do tempo para que não fiquem fios soltos que possam levar a uma descoberta antecipada. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Livro dos Baltimore

o livro dos baltimore capa.jpg