O Homem dos Sussurros | Alex North
Título: O Homem dos Sussurros
Título Original: The Whisper Man
Autor: Alex North
Editora: Topseller
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Junho de 2019
Páginas: 384
ISBN: 978-989-8864-65-9
Classificação: 3 em 5
Sinopse: Se deixares a porta entreaberta, ouvirás os sussurros na certa.
«Ao longo dos anos, disse-te inúmeras vezes que não deverias ter medo de nada. Que os monstros não existiam. Desculpa ter-te mentido.»
Após a morte da mulher, Tom Kennedy muda-se com o seu filho, Jake, de 7 anos, para uma pacata povoação chamada Featherbank em busca de um recomeço de vida. Mas Featherbank tem um passado sombrio.
Há 20 anos, Frank Carter, um perverso assassino em série, raptou e assassinou cinco rapazes. Ficou conhecido como «o Homem dos Sussurros», pois atraía as suas vítimas à noite sussurrando-lhes da janela. Logo após o seu quinto homicídio, Frank acabou por ser detido.
Estando o assassino atrás de grades, Tom e Jake não deveriam ter motivos de preocupação. Só que agora um novo rapaz desapareceu, e as semelhanças entre este acontecimento e os crimes de há 20 anos são desconcertantes. É então que Jake começa a comportar-se de modo estranho?
Diz escutar sussurros vindos do lado de fora da janela do seu quarto...
Opinião: A expetativa estava elevada pela apresentação apresentada e se de início O Homem dos Sussurros conseguiu conquistar, com o desenrolar da ação o desempenho foi diminuindo, fazendo com que o interesse se desvanecesse.
Com um bom início onde a ação é apresentada através de uma escrita bem elaborada e coordenada, a obra de Alex North consegue logo demonstrar através das passagens temporais entre o presente e o passado o que se irá suceder. Ao mesmo tempo que isso acontece, as passagens entre o narrador presente e ausente complicam de início mas são explicadas ao longo da narrativa. No entanto no geral, e se o início prometia, o desenrolar faz-se com vários momentos pausados que ajudam a criar o suspense necessário mas que acaba por cansar o leitor habitual de policiais que já não se deixa levar por mistérios sem grandes pontas soltas e onde tudo parece acontecer dentro das personagens mais esperadas e presentes permanentemente na obra. O Homem dos Sussurros tem um problema, falta de ação e maiores desenvolvimentos ao longo de toda a leitura, sendo exigente no início e perdendo o interesse até ao final. Não posso dizer que o fim foi sendo antecipado com as dicas que foram sendo dadas, no entanto não me senti surpreendido pela forma como tudo é contado, uma vez que o criminoso também é revelado bem cedo sem grandes reviravoltas, perdendo assim o gosto pela descoberta que ainda me podia continuar a envolver.
As personagens estão bem compostas, apresentadas e reais, no entanto faltou empatia para poder encontrar o melhor de cada um, tirando o pequeno Jake que consegue provar que todas as crianças nos livros desde que sejam bem descritas conseguem chegar perto do leitor.
O Homem dos Sussurros é um bom livro para quem lê poucos policiais, mas não convence quem já pede mais de uma obra que tem tudo e depois se vai desvanecendo ao longo da ação por faltar conteúdo para encher as quase quatrocentas páginas com um bom enlace.