Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

apoio-pnl-billboard
05
Set20

O Caderno dos Sonhos | Julien Sandrel

Porto Editora

o caderno dos sonhos.jpg

 

Título: O Caderno dos Sonhos

Título original: La Chambre des Merveilles

Autor: Julien Sandrel

Editora: Porto Editora

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Junho de 2020

Páginas: 240

ISBN: 978-972-0-03260-7

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Thelma é mãe solteira de Louis, um adolescente de 12 anos. Como todas as mães, faria tudo pelo seu filho, mas as solicitações de uma vida profissional exigente sobrepõem-se mais vezes do que seria desejável aos pedidos de atenção do jovem.

Numa fatídica manhã, tudo muda: irritado com a falta de atenção da mãe, zangado e desiludido, Louis acelera no seu skate e, poucos metros adiante, é colhido por um camião. No hospital, o prognóstico é pouco animador. Louis está em coma e não há sinais de recuperação. Thelma enfrenta o seu pior pesadelo. Em casa, enquanto reúne algumas coisas do filho, Thelma encontra um caderno onde Louis tem vindo a registar os sonhos que gostaria de concretizar. A mãe decide, então, viver por ele cada um desses sonhos.

Talvez recupere. Talvez volte para ela. E, se não voltar, Louis terá pelo menos vivido pelas histórias da mãe a vida com que sempre sonhou.

 

Opinião: Não estava preparado para a história de O Caderno dos Sonhos. Uma capa toda florida e cheia de cor e umas primeiras páginas pesadas, bastante pesadas, para o que prometia ser uma boa história entre mãe e filho. E não é que no fim a capa feliz resume o conteúdo desta narrativa tão bem elaborada onde os sonhos, o amor, a família e acima de tudo a esperança são traduzidos por palavras simples através de uma história que nos faz seguir cada passo de uma mulher, Thelma, que luta pelo bem do filho, Louis, até ao final. 

Numa mistura de drama e recompensa, O Caderno dos Sonhos é a realização pessoal de uma pessoa perante o desafio que a vida lhe impôs. Uma mãe, que ao ver o seu filho ser violentamente atropelado e ao ficar em coma durante meses, começa a percorrer os caminhos idealizados pelo filho, os seus sonhos e objetivos que tinha apontado para realizar mais tarde. Filho numa cama de hospital, uma mãe a percorrer o Mundo para concretizar os sonhos do seu menino, e uma equipa médica a colaborar para que a mensagem de superação entre os dois fosse possível. Esta é uma bela história de amor familiar, entre uma mulher que vivia para o trabalho e que por motivos maiores percebeu forçosamente que existe vida para além da profissão que sempre valorizou para poder manter uma boa comunhão com o filho, e o tempo em família onde ficou? Não existia, até que foi necessário parar, perceber o que era necessário após o acidente e lutar pela recuperação.

Vivendo entre sonhos escritos e a realidade corrida de uma mãe que persegue os objetivos do filho, mesmo que se coloque em situações complicadas, O Caderno dos Sonhos convoca o leitor para a realidade, demonstrando que sempre é necessário dar atenção aos outros, aos de quem gostamos porque o dinheiro não compra tudo e muito menos trás sozinho a felicidade. Esta história trás consigo a superação, numa luta a dois recheada de contrastes mas com um único objetivo, a recuperação de Louis para que ambos possam começar a viver de forma a recuperarem o tempo perdido dos anos ocupados com as corridas do dia-a-dia. Um livro que acaba por ser um alerta social para que todos tenhamos em atenção os atos e tempo que dedicamos a quem nos quer bem e está por perto.

No final fiquei surpreendido, embora a autora me tenha pregado um valente susto, pela forma como tudo terminou, deixando no ar duas possibilidades distintas mas como leitor de finais felizes, na minha mente o fim ficou fechado porque a vida não parou e todas as conquistas obtidas ao longo de cada capítulo resultaram num final feliz, familiar e bem composto pelas aprendizagens obtidas. 

O Caderno dos Sonhos é uma autêntica montanha russa de emoções entre personagens e leitor pela forma cativante como cada um é convidado a entrar nesta história real e com objetivos bem fixos.

 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Caderno dos Sonhos

o caderno dos sonhos capa.jpg