Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Universitários-billboard

O Amigo | Sigrid Nunez

Clube do Autor

o amigo.jpg

 

Título: O Amigo

Título Original: The Friend

Autor: Sigrid Nunez

Editora: Clube do Autor

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Janeiro de 2021

Páginas: 236

ISBN: 978-989-724-561-9

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: A protagonista desta obra é uma escritora que perde o grande amigo e mentor e se vê forçada a cuidar do seu cão: um enorme dogue alemão. Este livro narra a comovente história de amizade que se cria entre uma mulher solitária e um cão traumatizado pela inesperada perda do dono.

Para enfrentar a dor, começa a escrever. Ao fazê-lo, reflete sobre a literatura e a arte de escrever, além de relembrar o passado. Enquanto os mais próximos temem que esteja mergulhada numa depressão profunda, a mulher, cada vez mais isolada e obcecada com o bem-estar do cão, recusa-se a separar-se do novo amigo, pois encara esse vínculo como a única hipótese de redenção para ambos.

 

Opinião: Num romance apresentado como uma partilha de memórias, O Amigo apresenta reflexões sobre vários temas como o amor, a perda, o luto e a solidão, refletindo estes pensamentos tanto nas relações humanas como para com os animais, pela voz de alguém que gosta do poder da escrita.

Apresentando memórias com o seu melhor amigo e posteriormente com o cão que este lhe deixou após a morte, conhecemos Nunez, uma mulher solitária numa história onde reflete a sua amizade com o melhor amigo falecido e as suas três esposas ao longo dos tempos. Entre semelhanças e quezílias por ciúmes, a contadora de O Amigo vê-se quase que como obrigada pela viúva, a mulher três, a adotar Apollo, um grande dogue alemão que ao ficar sem dono não terá um bom destino no canil onde foi depositado após o falecimento do dono, por alegadamente falta de espaço. Como amiga solitária e cumpridora dos bons costumes, a voz que partilha estas memórias sente-se na obrigação de levar para o seu pequeno apartamento o animal que acompanhou o seu grande amigo ao longo dos seus últimos anos de vida. Enfrentando olhares e o sistema de condomínio onde habita, os tempos frios em que tem de sair para passear o seu novo amigo de quatro patas, esta mulher apaixona-se pelo animal de estimação conforme o tempo passa e a reciprocidade entre o amor humano/animal acontece como nunca pensou ser possível.

Refletindo através da escrita, que é utilizada como uma terapia, todo o processo de luto para com o grande amigo de uma vida e mais tarde sobre Apollo, esta narrativa vai muito para além das emoções no momento da perda, mostrando os momentos felizes e menos bons do percurso como companheiros de viagem num relato próximo e de sofrimento consciente da dor que as perdas causam.

Com o poder das palavras, Nunez mostra-se capacitada para dar um novo rumo à sua vida, dando uma nova oportunidade ao seu pequeno mundo para se voltar a sentir viva, divertindo-se e voltando a amar, despertando com a ajuda de um animal que lhe mostra que existe muito para se voltar a acreditar que é possível dar a volta e recuperar a força. 

O Amigo é o exemplo literário do amor que os animais de estimação nos conseguem transmitir enquanto companheiros fiéis para a vida! E só quem os tem o consegue perceber!

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Amigo

o amigo capa.jpg