Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

O Amigo das Sombras | Alex North

Topseller

o amigo das sombras capa.jpg

Título: O Amigo das Sombras

Título Original: The Shadow Friend

Autor: Alex North

Editora: TopSeller

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Maio de 2021

Páginas: 320

ISBN: 978-989-564-537-4

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Uma história terrível regressou ao passado.

Uma história que está a ceifar vidas. Uma após a outra.

Há 25 anos, Charlie Crabtree, um adolescente de sorriso sinistro e imaginação sombria, cometeu um homicídio tão chocante que atraiu um estranho tipo de infâmia, daqueles que só existem nos recantos mais obscuros da Internet. Agora, tudo aponta para que alguém tenha cometido um crime inspirado no seu.

Paul Adams lembra-se demasiado bem do caso: Crabtree e a vítima eram seus amigos. Apesar de sentimentos de culpa terem levado Paul a abandonar a sua aldeia natal, a idade avançada e o estado de saúde da mãe forçam-no a regressar. E é nessa altura que as coisas começam a correr mal.

A mãe, confusa e angustiada, insiste que está alguém em casa. Outro crime tem lugar. E alguém começa a seguir Paul. Todos estes acontecimentos o fazem relembrar a coisa mais inquietante daquele dia terrível ocorrido 25 anos antes. Não foi apenas o homicídio brutal. Foi o facto de, depois disso, Charlie Crabtree ter desaparecido sem deixar rasto…

 

Opinião: Numa narrativa que faz a ligação entre o presente e um passado com 25 anos, O Amigo das Sombras, de Alex North, é um thriller psicológico que vive perante um mistério que surge através das sombras do bosque. Recordando um assassinato envolvido num ritual realizado há vários anos, onde um dos assassinos foi preso e o outro, Charlie Crabtree, se tornou um ser desaparecido sem deixar quaisquer vestígios, comparando esse mesmo crime aos acontecimentos mais recente da vila.

Paul Adams regressa à sua vila, que deixou para apagar o que viveu em torno destes amigos que afinal não o eram e as memórias surgem, para mais quando uma situação no presente acontece de forma bem semelhante. Regressado para se despedir da mãe, que se encontra em estado terminal numa casa de repouso, Paul descobre ao mesmo tempo que entre a sua progenitora e os assassinos do passado existe um grande segredo que terá de ser desenlaçado com a ajuda da inspetora Amanda Beck, que não tarda em associar o passado ao presente, podendo o desaparecido Charlie estar envolvido para com os mais recentes acontecimentos. 

Numa história contada, comentada e desconstruída ao longo de décadas na internet pelos mais novos, o crime foi cometido e voltou a ser repetido, fazendo reavivar todos os pormenores do passado que na altura chocaram toda uma comunidade. Paul mexe no seu próprio passado, coloca em causa a sua sanidade mental, e mesmo como narrador coloca em causa os seus passos e as situações que foram vividas no passado, relatando o que viveu e sentiu e dando ao mesmo tempo a conhecer, pela sua perspetiva, Charlie Crabtree e os seus companheiros menos interessantes de percurso e que por parte do autor não ficaram muito bem descritos ao longo de toda a história. 

Um thriller com uma linguagem rápida, onde vão sendo dadas diversas informações para ajudar o leitor a caminhar, mas que acaba por ter um final pobre perante o que foi prometendo ao longo do tempo, tendo ficando desiludido com a forma como tudo terminou por não sentir o peso do final perante os crimes cometidos, isto porque afinal de contas tudo não passou de um sonho lúcido. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Amigo das Sombras, de Alex North

o amigo das sombras.jpg

 

Do mesmo autor conhece também a minha opinião sobre O Homem dos Sussurros, uma obra que me acompanhou no Verão de 2019.