Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

O Aliado Improvável | Daniel Pinto

Clube do Autor

o aliado improvável.jpg

Título: O Aliado Improvável

Autor: Daniel Pinto

Editora: Clube do Autor

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Março de 2022

Páginas: 372

ISBN: 978-989-724-609-8

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Baseado em factos históricos, O Aliado Improvável explora o mistério por trás da campanha de espionagem mais mortífera da Segunda Guerra Mundial, conhecida por Englandspiel.

Em Maio de 1940 os Países Baixos renderam-se à Alemanha, após uma batalha intensa. Em poucas semanas Hitler dominava grande parte da Europa Ocidental. De imediato estabeleceram-se contactos entre os Aliados e os movimentos de Resistência para organizar a libertação. Desesperados, os Aliados recorrem a Simon Clifford, agente enigmático e assassino profissional, para eliminar o homem que ameaça os seus ambiciosos planos.

Preparam um grande desembarque de tropas nos Países Baixos. Porém, nos meses finais de 1943 uma misteriosa mensagem codificada altera os projetos. O que aconteceu? Teriam os alemães sido avisados?

 

Opinião: Com o Mundo a passar por uma situação de Guerra, chegou até mim O Aliado Improvável, onde a Segunda Guerra Mundial está em grande destaque ao lado dos dois protagonistas desta história de espionagem.

Conhecendo Simon, um espião norte americano, e Jason, um assassino britânico, o próprio título, O Aliado Improvável, diz tudo sobre o cruzamento destes dois homens que de forma inesperada se tornam numa dupla que rapidamente consegue chegar junto do leitor e que entre identidades falsas a percorrerem várias cidades europeias vão desfiando os novelos que vão surgindo em busca da verdade para ajudar o final e desmantelamento da guerra, tudo através de uma boa rede de informadores, enfrentando os perigos dos tempos de guerra onde nem sempre os inocentes e os que tentam resolver a incompatibilidade conseguem sair ilesos de um confronto com rostos bem organizados. 

Nesta aventura bem real e com alguns momentos que passam por factos reais e com situações de conflito e definições perante a História que é conhecida de todos nós em torno da Segunda Guerra Mundial, O Aliado Improvável tem em si vários momentos que tenho a destacar, principalmente quando parte da ação se passa na zona do Estoril, com vários espiões a movimentarem-se pela vila, mostrando a importância que Portugal teve na altura enquanto país neutro perante a resolução do conflito.

Com uma história bem conseguida, onde em momento algum se deixou enfadar, esta narrativa cheia de intriga e traição foi criada de forma inteligente onde para além de não faltar um ligeiro toque de romance, mostra também a noção do autor, Daniel Pinto, em escrever para além fronteiras e não deixar a sua criação ficar somente por terras lusas.

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Aliado Improvável, de Daniel Pinto

o aliado improvável capa.jpg