Numa segunda tentativa junto do Centro de Emprego e já com o documento comigo, o dito Aviso de Receção que estava em falta, eis que voltei a insistir para conseguir entrar finalmente, após quase dois meses sem emprego e sem salários, no desemprego.
Voltei a dirigir-me a um Centro central, não o mesmo do outro dia, mas também não o do Concelho onde resido porque esse somente funciona com os serviços mínimos, marquei a minha vez e menos de dez minutos depois estava a ser atendido. Posso-vos dizer que estive vinte minutos, sim, vinte minutos, no gabinete com a técnica a explicar a situação, embora a senhora pouco ou nada tivesse falado. Falei, entreguei todos os documentos, aparentemente necessários e que tinha, e parece que lá ficou tudo encaminhado.
Entretanto cheguei a casa e fui até ao portal da Segurança Social, abri a conta pessoal e verifiquei que a entrada está dada, com os valores diários a receber já atribuídos e tudo, faltando agora a confirmação dos documentos por parte dos serviços para que esteja de vez inserido no número de desempregados deste país.
A partir de agora é iniciar o processo mental para perceber que caminho seguir porque todo este processo foi complicado e mexeu de certo modo com o psicológico. Ainda não posso cantar definitivamente de galo porque falta o último ok mas as coisas parecem encaminhadas e há somente que aguardar pelos próximos dias para ficar descansado e pensar por onde iniciar o processo de procura de novo emprego, que de certo será melhor e mais valorizado que o anterior, pelo menos assim o espero.