Nini, de Ticas Graciosa
Cultura Editora
Título: Nini
Autor: Ticas Graciosa
Editora: Cultura Editora
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Março de 2024
Páginas: 224
ISBN: 978-989-577-011-3
Classificação: 4 em 5
Sinopse: Quando Nini era criança, o pai, atormentado por um transtorno obsessivo, matou-lhe a mãe e suicidou-se — ou, como a mulher em que Nini se tornou viria a aprender, «morreu de suicídio».
Inspirado num único acontecimento real da vida da autora, justamente a morte dos pais, Nini é um romance que mergulha na construção literária de uma criança que cresce num ambiente preconceituoso e violento, e no esforço que faz para o compreender e superar ao longo da vida.
Um entusiasmante romance de estreia de Ticas Graciosa, que, com espantosa riqueza de imaginação e surpreendente habilidade, ficciona uma dor talvez há muito esquecida, mas que lhe tem imposto uma constante aprendizagem, quase uma luminosa missão para a vida: alertar.
E Nini? Terá ela compreendido, terá ela perdoado?
Opinião: Nini não é um romance que faça companhia ao leitor sem o questionar. Esta narrativa de estreia de Ticas Graciosa é um verdadeiro alerta sobre o peso que a saúde mental tem na sociedade, perante quem somos e quem nos rodeia representa. Esta é uma história onde a ficção se mistura com factos reais, de onde a autora partiu da sua própria história de vida pela perda dos seus pais, para criar uma realidade que tantas vezes é ignorada e negada por quem está mesmo em confronto com a mesma. Acrescentando ao debate da saúde mental oprimida pelos mais próximos pela vergonha, existem ainda aqui vários pontos de preconceito a serem comentados e revelados, como se tudo tivesse de ser abafado por seguir contra as normas da sociedade do politicamente correto.
Em Nini acompanhamos a história de uma criança que desde cedo convive com contrastes sociais, onde se auto questiona sobre a instabilidade e dureza com que os pais se confrontam e como os mesmos são tratados pela restante família que parece ter tudo mas pouco gosta de partilhar. Numa estrutura familiar frágil e instável, onde os receios e o constante medo que algo aconteça existem, Nini é a criança que vai crescendo e que perde os pais por culpa de vários adultos que sempre tentam não dar valor ao drama de um casal que precisa de ajuda para sair do vazio com que se encontra e perante o qual não consegue pedir «socorro».
Num antes, durante e após, a história de Nini é contada na primeira pessoa como um grito na procura de ajuda, como que para precaver que outros passem pelo mesmo e continuem a ficar calados. Esta criança sobreviveu para contar pelo que passou mas nem todos conseguem dar a volta a uma situação que na maioria dos casos consegue ditar o futuro de uma vida que fica devastada.
Um bom alerta que através de uma escrita emotiva consegue mostrar ao leitor o verdadeiro sentido do sofrimento vivido ao longo de todo o processo pelo qual Nini passou.
Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Nini, de Ticas Graciosa
Ver esta publicação no Instagram