Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ebooks-billboard

Não Gosto de Segundas Feiras

não gosto de segundas feiras.jpg

Autor: Luís Teixeira de Sousa

Lançamento: Agosto de 2016

Editora: Chiado Editora

Páginas: 84

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Não gosto de segundas feiras traz-nos a história de Gonçalo Tavares, um adolescente que, como muitos outros, odeia Segundas-Feiras e a escola.

Contudo, pouco ou nada é normal na sua vida: é órfão, revela um profundo sentido crítico, um pessimismo natural e um ódio aguerrido por tudo o que envolva pessoas.

Caracterizado por uma visão negra do mundo, das pessoas e do amor, Não gosto de Segundas Feiras é muito mais do que um livro: é um grito de revolta contra tudo aquilo que não está certo no mundo.

 

Opinião: Um jovem a viver um grande momento de solidão onde o Mundo parece estar do lado oposto da barricada é o mote para Não Gosto de Segundas Feiras. Este livro remete o leitor para partes da sua vida de adolescente para que as situações pelas quais todos acabamos por passar em determinada altura sejam recordadas. Existe sempre algum momento em que nos sentimos o patinho feio, onde não existe auto estima e quanto mais se tenta encontrar a corrida social mais nos conseguimos afundar e afastar. 

Luís Teixeira de Sousa passou para as letras a sua metafórica experiência onde acabou também por dramatizar e colocar-lhe um pouco de piada para que ao longo de quase noventa páginas o leitor seja convidado a ver as ideias de um jovem solitário sobre os outros. Os colegas de turma, a família, os professores, a televisão... Ao fim e ao cabo vários são os universos comentados neste livro que retrata de forma ágil a vivência de um ser que não se encontra no topo da fama entre os seus semelhantes. Na escola insere-se num grupo de dois, os mais pacatos e gozados da turma, fora da escola poucas saídas existem, em família não dá nas vistas... Ou seja, um adolescente como tantos outros que vivem calados, no seu mundo e com os seus próprios pensamentos, aqueles que são guardados e vividos sem qualquer partilha. 

Um conjunto de experiências negativas mas contadas de forma divertida formam Não Gosto de Segundas Feiras, o livro que mostra de forma clara, simples e rápida o gosto pela escrita de um jovem a quem as Terças-feiras até agradam!