Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Nadar no Escuro | Tomasz Jedrowski

Clube do Autor

8E1D0CF7-4BF3-45FD-A94B-E23A8CFF9398.jpeg

Título: Nadar no Escuro

Título Original: Swimming in the dark

Autor: Tomasz Jedrowski

Editora: Clube do Autor

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Junho de 2022

Páginas: 240

ISBN: 978-989-724-632-6

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Do outro lado da Cortina de Ferro, nos anos 80, Ludwik é um universitário desiludido e um leitor voraz que segue com a sua turma para um campo de trabalho agrícola. Aqui conhece um jovem atraente e despreocupado por quem se começa a sentir fascinado. Juntos, passam um verão idílico, nadando em lagos isolados, lendo livros proibidos e apaixonando-se irremediavelmente.

Com o final do Verão, ambos regressam à dura realidade de um país católico e comunista. Exilados do seu paraíso, têm de escolher como sobreviverão sob o escrutínio público e quais os desejos mais profundos que podem viver.

Nadar no Escuro é um romance inesquecível sobre juventude, amor e perda e os sacrifícios que fazemos em prol de uma vida com significado.

 

Opinião: Nadar no Escuro remota a tempos turbulentos vividos na Polónia. Nesta altura o leitor é convidado a conhecer Lidzio, um jovem que após os estudos inicia a temporada de Verão nos campos agrícolas impostos pelo regime comunista, como se fossem uma oportunidade, para todos os jovens. Semanas de trabalho forçado com vários jovens a serem divididos entre grupos que se dedicam à terra com horas exatas de descanso para dormirem e comerem e é perante este período que Lidzio conhece Janusz, também ele jovem.

Entre olhares, atrações e uma leitura proibida partilhada de um romance, os dois jovens até então desconhecidos aproximam-se, descobrem novos mundos e entre si começam a partilhar o Amor que achavam não poder ser possível. Após as semanas de trabalho, os dois iniciam uma viagem em conjunto onde acabam por acampar e experiênciar novas linhas de liberdade e descoberta até então desconhecidas. No entanto, estarão os dois preparados a assumirem os seus sentimentos com o regresso perante a sociedade discriminatória com o passar do tempo ou estará o sonho de uma temporada de Verão condenado a se ficar por ai mesmo, por um sonho real que é vivido mas sem final feliz idealizado?! Estará Janusz capacitado para viver o amor em detrimento da ascendência social que um casamento por amizade e interesse lhe poderá dar no futuro? E Lidzio conseguirá voltar a viver a paixão quando o seu coração acaba por ser magoado por quem julgava que lhe iria ajudar a ter um final feliz? As questões, as dúvidas e o amor entre dois jovens que encontram na paixão e sedução a verdade que não foi possível concretizar.

Nadar no Escuro tem na sua escrita poética, real e sensual a presença de um amor proibido vivido com silêncios e omissões, refletindo crescimento e conhecimento pessoal de cada elemento envolvido numa sociedade condenatória. Esta é uma de muitas histórias de amor que nos tempos que correm podem ser lidas e vividas sem que para muitos seja motivo recriminatório, o que não acontecia quando Lidzio e Janusz se apaixonaram e deixaram as suas magoadas e ao mesmo tempo sonhadoras memórias. 

Um romance comovente e envolvente recomendado de um amor outrora erradamente proibido!

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Nadar no Escuro, de Tomasz Jedrowski

500x.jpeg.jpg