Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Mau olhado

Mau olhado

Começo por dizer que não efetuei qualquer pesquisa sobre o tema Mau Olhado de que vou falar neste texto, como tal, qualquer pormenor e dica que possas acrescentar sobre este tema será recebido de forma livre agrado nos comentários. Tudo o que vou divagar é somente algo muito em vão sem conhecimentos de causa por também não me querer aprofundar na questão com pesquisa para não ficar a saber demais!

No outro dia estava a ouvir um dos vários podcasts que acompanho regularmente e o Mau Olhado surgiu como tema da conversa que ia sendo mantida. Quem nunca, mesmo sem acreditar, pensou um dia que estava a ser alvo de mau olhado em algum momento da vida? Existem situações menos boas que acontecem quase de forma propositada como se alguém estivesse do lado oposto a atirar peças menos positivas para que alguma coisa nos corra mal na vida. E quando se perde um determinado objeto de forma constante ou se encontra também, quase por parecer coincidência, uma peça que de forma rotineira nos começa a surgir pela frente quando a tentamos evitar a todo o custo? E aqueles momentos em que um determinado sinal surge e com o tempo se vai associado que o dito sinal antevê algo de menos bom que está para acontecer?

Nem sempre é necessário ter alguém do lado contrário ou que nos queira mal, sendo por vezes quem nos quer bem e que por algum motivo está distante por incompatibilidades da vida que ao expressar a sua boa vontade de forma tão forte acaba por magoar. Será que isto é possível? O que tanto quer o bem quando não o consegue demonstrar por vezes acabará por ter o efeito contrário?

Nestas coisas do quebranto existe tanto para se especular, entre verdades para uns e farsas para outros, afinal o que é o mau olhado e como o dito salvamento vai passando de gerações com rezas e precauções para se conseguir tirar o efeito do corpo de cada um que acredita nestas situações? O prato com água e os pingos de azeite que ao caírem se dispersam ou ficam em bolha, os dentes de alho pousados em sal e as ferraduras atrás das portas, as rezas mal ouvidas como murmúrios são alguns dos pontos que me surgem na mente como perceção, afastamento e tratamento para o chamado de quebranto que nas zonas mais rurais do nosso país ainda é comentado pela socapa por ser um tema de bruxas e feitiços.