Mais um Emmy Award para Portugal
A telenovela Ouro Verde, da autoria de Maria João Costa, produzida pela Plural Entertainment Portugal e transmitida pela TVI entre Janeiro e Outubro de 2017 arrecadou mais uma Emmy Award para Portugal na 46ª edição dos Emmy Internacional que se realizou em Nova Iorque.
Protagonizada por Ana Sofia Martins, Diogo Morgado e Joana de Verona, Ouro Verde disputou a categoria de Telenovela com produtos internacionais, Cesur ve Guzel e Istanbullu Gelin, ambas produções da Turquia, e Paquita La Del Barrio, do México, tendo a ficção portuguesa levado a melhor num ano em que a Globo não conseguiu colocar nenhuma das suas novelas na corrida aos Emmy Award.
Lembro que já em 2010 a TVI conseguiu conquistar o primeiro Emmy Internacional com a novela Meu Amor, da autoria de António Barreira, e protagonizada por Alexandra Lencastre, Margarida Marinho e Rita Pereira.
Numa noite onde a série espanhola A Casa de Papel foi a grande protagonista com a distinção na categoria de Melhor Série Dramática nos International Emmy Awards, Ouro Verde arrecadou a vitória na categoria Televonela para Portugal, mostrando que a ficção nacional está de boa saúde e recomenda-se.
Ouro Verde foi, dentro do lote de novelas apresentadas nos últimos anos pelos canais nacionais, das melhores produções. Um bom argumento da Maria João Costa, autora que se estreou nas lides televisivas precisamente com esta novela, uma excelente produção e um elenco que estava coordenado para o projeto que se queria diferente do que andava a ser feito. A vitória veio mesmo para Portugal, mostrando que após o primeiro Emmy existe sempre oportunidade de repetir a proeza, mostrando que o nosso país continua no bom caminho da ficção, só sendo necessário agora continuar a diminuir o tempo de exibição dos produtos que são feitos transformando grandes novelas, em termos de duração, em enredos mais densos e que estejam menos meses no ar para não cansar.