Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Legislativas televisivas

televisao.jpg

Hoje é dia de eleger o futuro do país e por isso os canais informativos estão dedicados em exclusivo ao momento, estando também os generalistas associados em horário nobre à decisão de todos nós. O que acho engraçado, dado os inúmeros mini programas com que os privados nos têm brindado nos últimos meses com a divisão dos formatos de entretenimento que apresentam ao Domingo com vários sub-títulos para parecer que exibem vários programas na mesma noite é perceber que até em noite eleitoral esses mesmos pequenos cortes e divisões do mesmo formato existem para poderem dizer que tiveram a faixa horária mais vista do dia da primeira decisão do país. 

Eis a programação que a TVI revelou e que será seguida, mais minuto menos minuto para dividirem a emissão a que apelidam por Decisão 22. Primeiramente surge pelas 19h45 a Contagem Decrescente onde irão começar a prender o público com a espera pelos resultados da sondagem. Pelas 20h00 iniciam O Vencedor onde com os valores da mesma sondagem fazem a previsão, que este ano está tudo muito renhido, sobre quem irá governar o país e parece formar governo. Pelas 21h00 abrem novo espaço, Os Eleitos, onde se começam a apresentar os rostos que irão formar o Governo e ocupar os lugares na Assembleia por parte de cada partido. Pelas 22h00 surge o Governo já com quase todos os dados do país apurados deverá ficar definido, ou não, para que após as 00h00 se façam as Contas Finais. Ou seja, entre as 19h45 e talvez as 01h00 o especial informação Decisão 22 será dividido em cinco partes, surgindo no dia seguinte na tabela de audiências gerais como se tivessem apresentado cinco programas distintos que na verdade não passam da continuação de uma noite eleitoral que promete ser longa. 

Por aqui dei o exemplo do que a TVI irá apresentar porque até ao momento foi o único canal que já apresentou a sua programação cortada em vários módulos, no entanto e como acontece no entretenimento de há uns tempos para cá, também a SIC deverá seguir a mesma linha, ficando a RTP, em princípio, de fora destas divisões audiométricas. Os dois canais nem com a informação conseguem assumir formatos de mais de quatro horas como um só evento, faltando aqui o momento do Grande Confronto, Expulsão e Nomeações, tal como é feito nos programas que apresentam habitualmente nos formatos apresentados nas noites de Domingo. Desta vez Cristina Ferreira, César Mourão, João Manzarra e Manuel Luís Goucha ainda foram poupados e não foram convocados para serem eles próprios a anunciarem o vencedor mas não se admirem se um ano destes se ambos os canais recrutarem os rostos do entretenimento para fazerem o anúncio do novo Primeiro Ministro ou Presidente da República. 

7 Comentários

Comentar post